O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) iniciou a Semana Lixo Zero com o encontro “Caminhos para a reutilização e reciclagem de tecidos”, voltado a entidades e pessoas envolvidas na cadeia da reciclagem têxtil. O evento foi realizado na tarde desta sexta-feira (24), no anfiteatro da autarquia.
“Eventos como este são fundamentais para mostrar que o descarte consciente também passa pelo que vestimos e produzimos. Muitas vezes, tecidos e materiais têxteis acabam sendo jogados fora sem necessidade, quando, na verdade, poderiam ser reutilizados ou reciclados, gerando novos produtos e oportunidades. Discutir soluções para o destino correto desses materiais é um passo importante para fortalecer a economia circular e reduzir os impactos ambientais”, destacou ocoordenador da Gerência de Gestão de Resíduos Sólidos e Economia Circular do Dmae, Arthur Rosa.
Os participantes do evento participaram de uma roda de conversa sobre a produção de moda, sustentabilidade e economia circular. “Está sendo incrível. Estamos conhecendo várias propostas sustentáveis aqui de Uberlândia, com a expectativa de desenvolver algum tipo de networking. É muito importante saber que a gente não está sozinho nessa trajetória sustentável dentro de Uberlândia e perceber que tem muitos projetos fazendo parte disso e lutando para que a gente consiga realmente colocar em prática todos os projetos e ações através do Lixo Zero”, disse João Gabriel Reis, do Projeto Aroeiras.
As atividades continuam na próxima semana. Na segunda-feira (27), às 14h, será realizada a roda de conversa “Projeto Sesc e Mesa Brasil Lixo Zero”, reunindo instituições parceiras do programa de combate ao desperdício de alimentos. Na terça-feira (28), às 9h, acontece o lançamento do Recicla Udi, novo programa de coleta seletiva e compostagem do Dmae, aberto ao público, com foco em ampliar o engajamento da população nas ações de coleta seletiva e reaproveitamento dos resíduos. As ações seguem ao longo da semana com atividades voltadas a servidores municipais. Na quarta-feira (29), às 9h, haverá a capacitação “Zoonoses: Gestão de Resíduos e Lixo Zero”, voltada aos agentes de zoonoses. Já na quinta-feira (30), às 15h, será a vez dos servidores da Vigilância Sanitária, com a capacitação sobre gestão de resíduos e sustentabilidade.