Atendendo a uma reivindicação da Prefeitura de Uberlândia, feita por meio do prefeito Paulo Sérgio, junto com a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba (Amvap), o Governo Estadual determinou, via Despacho Governamental, que a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) assegure recursos que garantam a aquisição de um radar meteorológico para atender os municípios do Triângulo Mineiro. Até então, essa era a única região de Minas Gerais que ainda não contava com essa proteção. O anúncio deste equipamento foi feito pelo vice-governador do Estado, Mateus Simões, durante a posse da nova diretoria da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba (Amvap), realizada neste sábado (7), em Araguari.
A aquisição do radar meteorológico para atender os municípios do Triângulo Mineiro tem o objetivo de ampliar a capacidade de monitoramento, prevenir e antecipar possíveis eventualidades climáticas extremas e proporcionar maior segurança à população da região. “Nossa Uberlândia e toda região do Triângulo Mineiro agora terão o seu primeiro radar meteorológico. É um investimento de quase R$ 30 milhões em tecnologia de ponta para prever tempestades e desastres naturais com precisão, garantindo o que temos de mais valioso: a segurança das nossas famílias. Com dados exatos, nossas equipes podem agir de forma antecipada, protegendo vidas e o patrimônio das pessoas antes mesmo da chuva cair. É tecnologia a serviço do cuidado”, celebrou o prefeito Paulo Sérgio, que vem solicitando e buscando esse radar desde o início de seu mandato (Clique Aqui).
Em janeiro de 2025, por exemplo, o chefe do Executivo municipal esteve na sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba (Amvap) reunido com representantes da Associação, da 9ª Regional de Defesa Civil (Redec) e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), debatendo ações de monitoramento e prevenção a desastres climáticos e reforçando o pedido pelo equipamento.
Esta busca pelo radar meteorológico é mais um esforço do prefeito Paulo Sérgio para aumentar a segurança dos moradores de Uberlândia e a prevenção durante os períodos chuvosos. Se soma à instalação já realizada dos painéis de LED na avenida Rondon Pacheco, bem como às obras de drenagem que a Prefeitura pretende fazer na mais importante via da cidade, entre outras diversas ações, como o Plano Integrado de Ações e Prevenção aos Impactos Climáticos, apresentado em outubro do ano passado.