O primeiro Complexo Cloroquímico instalado fora do litoral brasileiro e localizado no Distrito Industrial de Uberlândia iniciou, nesta terça-feira (10), as operações no município. O pontapé foi dado pela empresa Chlorum Solutions, responsável pela produção de ácido clorídrico, hipoclorito de sódio e soda cáustica. A planta conta com capacidade de operação de 45 toneladas por dia. A fabricação de insumos cloro-álcalis na cidade foi viabilizada a partir da alienação de terreno municipal, que teve projeto de lei proposto pela Prefeitura de Uberlândia, no governo Odelmo Leão e Paulo Sérgio.
“Esse é um marco determinante para a consolidação do nosso Complexo Cloroquímico. O início da produção pela Chlorum representará um ganho econômico para o município e maior diversificação das atividades. Somente em 2025, anunciamos mais de R$ 20 bilhões de investimentos privados para Uberlândia e seguiremos comprometidos em atrair novos negócios e oportunidades de emprego à nossa população”, declarou o prefeito Paulo Sérgio.
De acordo com a Chlorum, cerca de 30 colaboradores compõem o quadro fixo da fábrica. Durante a construção, foram gerados mais de 200 empregos, fomentando a economia local com a geração de trabalho e renda. O investimento feito pela empresa foi de R$ 209 milhões. A unidade, já em operação, beneficiará mais de 10 grandes grupos empresariais da região, que, até então, adquiriam as matérias-primas de outros municípios.
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados (Abiclor), a indústria de insumos cloro-álcalis contempla a produção de itens como cloro e soda cáustica, considerados essenciais para os setores: alimentício, energético, construção civil, produtos de limpeza, papel e celulose, química e petroquímica, alumínio, metalúrgica, eletrônica, defensivos agrícolas, tintas, embalagens e tratamento de água.
Chlorum Solutions
Com o início das atividades no Complexo Cloroquímico, a Chlorum Uberlândia se torna a sétima unidade em operação da empresa. Segundo a Chlorum, a planta reforça o modelo descentralizado de produção ao aproximar insumos essenciais dos clientes e ampliar a eficiência logística na região. Normalmente, suas plantas são localizadas próximas ou mesmo dentro das instalações dos clientes. Ao reduzir ou eliminar a necessidade de transporte, a empresa oferece uma solução mais eficiente e sustentável.
O Complexo Cloroquímico é composto por três unidades industriais. Além da Chlorum Solutions, as empresas Bauminas Químicas e Limpesa Empreendimentos, especializadas na fabricação de insumos cloro-álcalis, também iniciarão suas produções no local.