Em continuidade à política pública de tornar o serviço público cada vez mais acessível, a Prefeitura de Uberlândia disponibiliza desde setembro a nova Ouvidoria Municipal. Trata-se de um espaço de participação e controle da cidade, com ferramentas gratuitas que aumentam a proximidade entre a população e a administração municipal. Disponível pelo Portal da Prefeitura, e-mail e telefone, a Ouvidoria já recebeu e intermediou mais de 500 demandas em três meses de atuação. (Confira aqui)
Por meio do recurso, o Município recebe manifestações sobre os serviços municipais e, em seguida, analisa, orienta, encaminha às áreas responsáveis pelo tratamento ou apuração, responde ao manifestante e conclui a demanda. O prazo para resposta é de 30 dias, prorrogável por mais 30 dias. A única exceção é feita para as manifestações sobre saúde, que têm a “Ouvidoria da Saúde” como um canal própria para essa finalidade (o telefone é 0800 940 1480).
Ao fazer denúncias ou reclamações, o usuário pode optar por realizar um cadastro ou pelo anonimato. Entretanto, quem optar pelo anonimato não obterá um número de protocolo e resposta da ouvidoria para sua manifestação.
A ideia é que, após a pandemia do coronavírus, o atendimento da ouvidoria também aconteça presencialmente. Por enquanto, o serviço está disponível remotamente, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 12h às 17h, pelo 0800 942 0291 ou pelo e-mail ouvidoria@uberlandia.mg.gov.br.
Linha direta com o Fala.BR
A página da Ouvidoria Municipal, no Portal da Prefeitura de Uberlândia, também possui ligação direta com a Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação do Governo Federal, o Fala.BR, utilizada para manifestações voltadas à esfera federal. O canal integrado pode ser acessado 24 horas por dia. (Acesse o link).
Saiba mais em: https://www.uberlandia.mg.gov.br/ouvidoria/