As primeiras manifestações carnavalescas de São Pedro de Uberabinha foram noticiadas em 1907. Por iniciativa do Capitão Henrique de Castro, formaram-se blocos caricatos que saíam às ruas fazendo críticas bem humoradas a políticos, pessoas da sociedade ou fatos da época.
Um carnaval em que se cantava de tudo: valsas, mazurcas, xotes, porém a grande atração era a “Catira”. Um grande catireiro do carnaval local, o Professor Jerônimo Arantes, possuía um grupo de catira denominado Lenço Branco. Na década de 30, ocorreram modificações importantes. Através da popularização do rádio, chegam à cidade músicas específicas carnavalescas.
As concentrações carnavalescas se concentravam na Avenida Afonso Pena, nas imediações da Praça Tubal Vilela. Os festeiros saíam pela Avenida em carros sem capotas, jogando confete, serpentina e espirrando lança-perfume. Uma verdadeira farra onde a alegria era predominante. Este desfile denominado “corso” tomava a avenida. O desfile percorria a Afonso Pena e subia a Floriano Peixoto, contornando a Praça Tubal Vilela, em um percurso que terminava na Praça Clarimundo Carneiro. Na década de 30, o carnaval preenchia as ruas da cidade atraindo os empresários, políticos, profissionais liberais, mulheres e crianças para os desfiles do corso.
A participação de negros nos desfiles de rua só é noticiada em 1928, quando, em um toque de audácia, os negros tomam um automóvel e entram no corso que, até aquele momento, era privilégio apenas de brancos.
Em meados de 1935, a Sociedade Carnavalesca Negra invade a Avenida Afonso Pena com um grande número de figurantes, cantando e dançando ao som de diversos instrumentos musicais. A avenida era reduto, exclusivo, dos brancos que só toleravam a presença de negros no passeio do lado esquerdo da rua.
No ano de 1936, surge um grupo de negros denominado de Os Tenentes Negros, comandados por Devanir Santos. Este rancho foi fundado no bar-boate “Cabarroupa“, um recanto da sociabilidade negra nas imediações da Vila Oswaldo. Os remanescentes deste grupo foram os precursores da Tabajara, primeira escola de samba da cidade que desfilou pela primeira vez em 1954, comandada pelo Sr. Lotinho, músico e cantor do Cabarroupa.
Ao final década de 30, a classe social mais alta passou a se reunir nos elegantes salões e clubes fechados. O carnaval de rua vai perdendo o entusiasmo e diversos motivos vão concorrendo para que, em 1946, somente dois clubes, o Independente e o Flor de Maio, ambos compostos por negros, comparecessem na avenida. Iniciava-se uma fase em que o carnaval começava a perder a vivacidade.
No início da década de 50, o carnaval de rua é oficializado, e a presença de Maximiliano Carneiro, radialista conhecido como Coronel Hipopó, vem incentivar e entusiasmar a festa. O Rei Momo, acompanhado da Rainha Naghetina (Oswaldo Naghettine), do Príncipe herdeiro Dedeu (Amadeu Zardo) e do bobo da corte Tororó Tantan, recebiam das mãos do prefeito, as chaves da cidade e a “governava”, formulando decretos e avisos que concorriam para a alegria da festa. Na mesma época, aconteceu a participação do Praia Clube no carnaval local, juntamente com o Uberabinha Clube.
O Carnaval de Uberlândia hoje agrega a comunidade como um todo e em vários espaços públicos. Animados festejos acontecem no Mercado Municipal e desde 2006, se concentra na Praça Clarimundo Carneiro, o carnaval estilo à moda antiga – com marchinhas tradicionais, sambas da Velha Guarda, bonecos gigantes, serpentinas, confetes e blocos de foliões e na Passarela do Samba, – agita o público mais jovem com samba e muito axé através de grupos locais, regionais e nacionais, com o conceito “Diversidade para brindar a Igualdade”.
O Reinado de Momo é uma figura lendária do carnaval brasileiro, que representa a alegria, o humor e a irreverência da festa. Escolhido pelas escolas de samba e blocos carnavalescos da cidade, o reinado Uberlandense de 2023 contou com o Rei, Rainha e Princesa do Carnaval. No dia 10 de fevereiro, foi entregue ao reinado a “chave” da cidade, momento simbólico para abertura da folia carnavalesca.
– Rei Momo: Ivanir da Silva Santos
Ivanir é professor com graduação em artes plásticas e artes visuais. Já tem no carnaval lugar reconhecido. Foi Rei Momo no carnaval 2011 e celebrou junto ao reinado 2023 o carnaval em Uberlândia.
– Rainha do Carnaval: Isabele Cristine Silva Azevedo
A nossa rainha do carnaval tem 30 anos, professora de dança há 15 anos. O carnaval está presente em sua vida desde os 9 anos de idade. Natural de Campina Verde onde foi princesa do carnaval em 2007, rainha do carnaval em 2009, musa em 2020, atualmente é a musa da Escola de Samba Garras de Águia.
– Princesa do Carnaval: Leda Márcia Lima Alves
A nossa princesa do carnaval tem 31 anos, é trancista, tem 18 anos de carnaval, dançando em 2 blocos como princesa e rainha de bateria, foi rainha de bateria da Agremiação Acadêmicos do Samba por 4 anos e passista pela Agremiação Unidos do Chatão. Já pela Garras de Águia foi rainha de bateria por 1 ano e princesa e foi princesa em 2013.
A Prefeitura de Uberlândia não poupou esforços para agradar os foliões de Uberlândia e região. Por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o segundo dia de Carnaval na cidade contagiou os foliões que curtiram o Cortejo de Bloquinhos Carnavalescos, comandado pela banda Pirueta Musical. Os foliões se concentraram na praça Coronel Carneiro, região central, e subiram a rua Tiradentes, ao som das antigas marchinhas, até a praça Clarimundo Carneiro.
Não poderíamos deixar fora da nossa programação uma matinê voltado para criançada e toda a família. A criançada colocou seu bloco na rua e foi festejar com a família. Com repertório especial e infantil, Dj Hugo Bagunceiro animou a tarde de carnaval.
Uberlândia entrou em clima de carnaval e começou a folia no palco da praça Clarimundo Carneiro com a Noite dos Antigos Carnavais!
Em parceria com o SESC Minas, contamos com atrações diversas, como: Banda Arte Fantástica, Chiquita Bakana e Quinteto do Samba, que levaram marchinhas carnavalescas da melhor qualidade.
A folia tomou conta da programação cultural de Uberlândia!! A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo no embalo do samba, marchinhas e música popular, sacudiu toda comunidade com nosso tradicional Baile de Máscaras. O evento foi gratuito, no espaço do Centro Municipal de Cultura, contou com muita alegria, máscara e fantasia, além da participação mais que especial de Lísias e Banda.
Desfiles das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos
Iniciamos o ano com muita folia e preparando a cidade para um grande Carnaval!! O tradicional desfile das escolas de samba da cidade ganhou forma, ritmos e melodias.
Tudo está sendo organizado para oferecer segurança, comodidade e muita alegria. Acompanhem os enredos que abrilhantaram os desfiles das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de 2023
Grêmio Recreativo Extravasa:
O grêmio recreativo extravasa foi constituído em 27/07/2014 e tem como presidente e fundador Delihão Martins Garcia. O enredo que o extravasa traz para a avenida é são Cosme e Damião interceda por nós traz fé, saúde e união. Intérpretes: Aguinaldo Teodoro, Osmar Magalhães e Wilson Caetano. A bateria vulcânica é liderada pelo mestre Marcão. Hoje a comunidade extravasa soma forças para envolver o público trazendo as crianças do bairro Shopping Park e vizinhos assim criando a noite dos êres. Vamos falar das passagens dos santos até os seus falecimentos, degolados pelo soldados romanos com uma espada. O símbolo maior é a fênix e as cores da agremiação são o vermelho, laranja e amarelo. Foram dois anos de desfile em avaliação, nesse ano o extravasa explode na avenida como bloco carnavalesco oficial mostrando sua força e seu trabalho para trazer o espetáculo para a avenida. Carnaval 2023 contando com 96 componentes.
SAMBA ENREDO:
Composição: Bruno Loba Music, Johnny de Moura e Deleco do Cavaco
Divino dom de curar e inspirar
Minha religião
Asè “Fraterniadde Santa”Bondade emana de seu coração
A Fé na cristandade ensinou
Catequizando o povo pagão
Mesmo com a ira do imperador
Não deixou a missão
Firma ponto no terreiro, a divina cruz
O batido curandeiro me cobre de luz
Coloco pro meu Orixá “doce oferenda” no altar
Filhos do amor Iansâ e Xangô…Felicidade
Sei que minha crença é resistência … Africanidade
Fui batizado no terreiro de Umbanda
Peço proteção à Ibejada
E abençoe as crianças do mundo e do meu Extravasa
Fiz meu pedido em nome do pai
Canto meu samba em oração
Erê rogai por nós
Salve São Cosme e Damião
Bloco Inclusão Aparu:
O Bloco Inclusão Aparu esse ano traz para a avenida o tema chocolate o manjar dos deuses. tem como Diretor geral de carnaval Maria Divina da Costa, Intérpretes Marcelo Gonçalves e Adriana Francisco, Mestres e diretores de bateria Breno Bolodum E O Carnavalescos Edvaldo Damasceno. O Bloco chama o público: Vem Comer o manjar dos deuses, vem se lambuzar! Carnaval 2023 contando com 109 componentes.
SAMBA ENREDO:
Concepção: Dulcineia Silva – Compositor: Marcelo Gonçalves & Milton do Bode Arranjos: Marcelo Gonçalves / Jean Sulyvan / Caetano Vieira / Adriana Francisco
Título: Chocolate: Manjar dos Deuses
A lenda dos filhos do sol trazia consigo um segredo
O doce do mundo real é Manjar dos Deuses,
A lenda dos filhos do sol é vida na árvore sagrada,
O fruto, as mulheres guardavam, onde beirava o Beija-flor,
O imperador ao seu dispor, guerreiros, o povo
Asteca, Divina civilização, os Maias, contavam a história da sua organização.
O profeta, encantos e magias no ar,
Tão longe distante alguém foi buscar,
O livro, receita pra te ensinar,
O homem no mundo o que fez foi conspirar.
Foi traição o que aconteceu,
O tal Colombo levou pelo dinheiro,
Manto sagrado, divino e verdadeiro,
Foi Montezuma quem plantou primeiro.
Tem cacaueiro aqui no meu sertão,
O clima quente, ajuda a plantação,
É brasileiro, filho desse chão.
Cacau é ouro, eu não nego não.
Chocolate, doce que fascina,
Vem provar da emoção.
Chocolate com pimenta,
É a nossa criação.
Chocolate que foi da nobreza,
Hoje está no meu fogão,
Chocolate virou poesia,
O Bloco APARU virou tradição!
Grêmio Recreativo Acadêmicos do Samba (GRAS):
Foi fundada em 1981, as cores da escola são o amarelo, azul, branco e preto, e seu o símbolo é o tucano. Uma das grandes escolas da cidade de Uberlândia, foi campeã pela primeira vez em 1986 com o enredo “A cidade de Uberlândia”. Com o presidente Mario Antônio da Silva, a escola foi tetra-campeã em 1986-1987-1988-1989. Em 1992 a agremiação amarelo e preto levou para avenida do carnaval um inesquecível e marcante enredo, que contava sobre” A Lenda do Tucano Dourado”. NESSE ANO se consagrou mais uma vez campeã do carnaval arrebatando nota máxima em todos os quesitos. Depois voltou a ser campeã em 2001, quando apresentou o enredo: Astro Rei. A Acadêmicos do Samba, é a gênese da Escola de Samba Unidos do Capela e sob as cores do manto amarelo e preto traz sua sensacional bateria para nos brindar com a sua apresentação.
Carnaval 2023 contando com 168 componentes.
SAMBA ENREDO:
Composição Gilmar Batista
Título: Chuê Chua as águas vão rolar
Ora yeye mamãe Oxum, a Acadêmicos vai nos levar,
Pelos caminhos das águas para ver os rios beijarem o mar. (Bis)
Fez Chuê Chua na fonte da vida, águas vão rolar
Regando os nossos sonhos, o aiê sagrado vai frutificar
O homem lavra o chão
Só não dá se não plantar
Senhor Oxóssi no meio das matas
Evoca os Deus para nos ajudar
Quando a chuva cai
São bençãos
Faz verdejar o nosso chão
Os rios são velas da mãe natureza
Remédio que irrigam os corações
Águas que com seus mistérios e suas magias embalam o nosso cantar
As águas bentas que batizam e caem como neve para purificar
As águas de Março com seus encantos nos fazem viajar
Sem água, a fauna e a flor sucumbem e seca, ao fogo e a devastação
Pelo meio ambiente rogamos ao Oxalá para nos livrar da poluição
O pulmão da humanidade, sem água não tem salvação
Patacory Ogum ê Ogum Beira Mar, vou no balanço das ondas, das ondas do mar
Trago oferendas e peço benção a minha mãe Yemanjá
Grêmio Recreativo Beneficente e Escola de Samba Unidos do Chatão:
Foi fundado em 15 de março de 1986, com o nome originado das moradias (quintal) onde os membros da comunidade habitavam, no bairro Aparecida. Ainda com fortes vínculos ao espaço de origem, a escola ampliou seu território com a construção de sua sede no bairro Pacaembu. A Unidos do Chatão é detentora de 8 títulos do Carnaval de Uberlândia. Tem como Presidente Antônio Marcos. O enredo para o desfile de 2023 é “Amazônia: o Exército Místico pela defesa do Eldorado Verde”, que aborda a Amazônia como um verdadeiro tesouro de incontáveis riquezas (Eldorado Verde), muito cobiçado e explorado por diversos povos ao longo de cinco séculos, e que tem, em sua defesa, personagens fantásticos criados pelos indígenas, como a Boitatá e a Caapora, no intuito de afugentar os invasores e proteger a floresta. O verde e rosa do Chatão abraça a causa da defesa amazônica na busca por mais um campeonato! Carnaval 2023 contando com 260 componentes.
SAMBA ENREDO:
Autores do Samba: Milton Du Bode, Johnny de Moura, Marcelo Gonçalves, Bruno Loba Music e Donizeth “Carioca” (in memorian).
Recanto de extrema beleza
Paisagem moldada pelo criador
Bênção da mãe natureza, esbanja riqueza
No seu interior
O invasor cruzou o mar
Na ambição de explorar
O Eldorado encontrou
E o que fez foi espalhar a dor
O mito Tupi incendeia
Amanheceu no céu de Guaraci
Ressoa o tambor na aldeia
Na noite iluminada por Jaci
Auê Pajé, Auê Caapora!
Saci-Pererê, surge
Boitatá Arco e flecha curumim
Mas não perca a ternura
A Amazônia tem o poder da cura
Guerreiros… agindo contra o preconceito
Na luta pelos seus direitos
De viver em paz em suas terras
Vou resistir, enfrentar e extinguir
Toda a ganância e a guerra
Pra não manchar o verde da floresta
Gaia… tem a missão de preservar
“Amazonidade”, são as guerreiras beirando o “Rio-mar”
Todo futuro apreciar o canto do uirapuru
Salve a Amazônia, bendita seja a América do Sul!
Meu samba na floresta ecoou
Clamando a preservação
Aqui no Norte cheguei, e este chão matizei
Com o verde e rosa da Unidos do Chatão!
Grêmio Recreativo Escola de Samba Garotos do Samba:
A escola tem como carnavalescos Rodrigo Oliveira & Fransérgio Adriano, o presidente é Otávio Afonso Júnior. Nesse ano a Garotos do Samba traz o enredo a chama que nunca se apaga. Apesar de o momento que passamos sem poder pisar na avenida, os que são apaixonados por essa energia e por todas as cores, texturas e ritmos que esta festa proporciona, mantiveram aceso nos corações a “chama” que nunca se apaga, e que agora em 2023, vai reacender na avenida e incendiar de alegria os corações presentes. Para isso, nada mais coerente e criativo do que trazer “o fogo” e suas luminosas faces e representações como tema central do enredo, dentro de um contexto histórico, sagrado, lúdico, ancestral e contemporâneo, afinal, é um elemento de extrema necessidade para o avanço das nossas tecnologias e enquanto construção de nossa sociedade. A partir disto, lançaram mão de muitas pesquisas, estudos, referências e inspirações que costuram a narrativa apresentada na avenida. Sendo assim, lhes convidamos agora, para uma viagem criativa e inspiradora, iluminados pela luz dessa “chama que jamais se apagará” e com as palavras de Deus, no mito da criação do universo: Fiat Lux! (“faça-se a luz!”). Carnaval 2023 contando com 235 componentes.
SAMBA ENREDO:
Composição: Bruno Loba Music, Johnny de Moura
Título: A chama que nunca se apaga
Vou fazer do fogo poesia
Avanço da humanidade
Primeira fonte de energia
Mãe África, berço real da civilização
O homem com suas virtudes, faísca da evolução
Nos raios do Sol meu corpo banhei
O fogo maior, o astro rei
Faz inspirar toda magia do folclore popular
Se for sambar me chama
Reacender a chama
Caldeirão ferve emanando fogo azul
Pra candeia que alumia os caminhos de Exu
Oô… Kabecilê Kaô
Eparrei claridade do céu da manhã
Machado flamenjante de Xangô
À luz que envolve Iansã
Das cinzas renasce a esperança
De sonhos que eram lembrança
São tempos de glória e de festejar
A nossa chama que jamais se apagará
Põe lenha no fogão, a chapa vai esquentar
“Batucaê” o samba não pode parar
Cheguei de novo pra honrar minha raiz
Eu sou Garotos da Vila Martins
Grêmio recreativo escola de samba garras de águia:
Constituída em 2015 tem como seu presidente e carnavalesco Marco Aurélio Eustaquio. traz para o carnaval 2023 o enredo “SALVE JORGE, SALVE OGUM GUERREIRO NA FÉ”. Com cinco interpretes, comissão de bateria e sua diretoria executiva, estão trabalhando DESDE o ano de 2022 para levar um belo carnaval para a avenida. O enredo traduz a trajetória de são Jorge, o início na capadócia, o martírio sofrido pela fé, a morte e popularização pelo mundo, até chegar ao Brasil. Hoje são Jorge ultrapassa os limites das religiões e se incorpora ao mundo do samba. O sagrado e o profano se integram e a avenida do samba se torna um altar para a procissão vermelho e branco da GARRAS DE ÁGUIA. iluminados pela lua de fé, somos todos seus fies seguidores. SALVE JORGE! SALVE OGUM! SALVE GARRAS DE ÁGUIA! Carnaval 2023 contando com 304 componentes.
Samba Enredo:
Autor Do Samba-Enredo: Rogerio Lessa, Ricardo Mello, Edu Casa Leme, Dog Do Leme, Tedinho Marinho.
A razão de ser poeta é pra te amar
Solta o grito da garganta…Vem Sambar
Oh, são jorge!!! Sempre ao meu lado está
Garras de águia tem a lua como par
O clarão da lua iluminou e arrepiou
Salve jorge, a águia chegou
Valente cavaleiro está presente
Abrindo os caminhos da gente
Jamais sucubiu á dor
Enfrentou a tirania
E nos faz derrotar um dragão por dia
Os inimigos já não podem alcançar
Em seu altar, vestido e armado
A ferro e fogo pra lutar
Na capela, no terreiro, ele é o guia
É Ogum, o vencedor
Da Capadócia uma luz irradiou
Em todo canto o povo canta em seu louvor
A alvorada a devoção estampada
Em todos os corações
A certeza em cada olhar
Que a vida pode, e vai melhorar
Deixa falar quem quiser
Quem oferece rosas, recebe axé
Tem a graça alcançada e a vitória
Tão sonhada pelo guerreiro na fé
SOCIEDADE RECREATIVA ESCOLA DE SAMBA TABAJARA:
Com o YEJI do significado “IMAGEM DE DA MÃE” em yoruba a Tabajara anunciou o seu desfile. YEJI SEMBA SANKO DA EUFORIA a Tabajara resgata o passado e traz de volta a euforia! Com esse enredo convidamos nossa aldeia a olhar para o passado de glórias e buscar um futuro de Paz e Harmonia. Nesses novos tempos, queremos estar de mãos dadas na folia, na lida diária e na diversidade. Lutando por um futuro mais inclusivo, sem racismo e preconceitos, a Tabajara chama todas, todos e todes para esse grande festejo de celebração da vida. Em nossa aldeia as festas têm reza, ajeum e orixás. Com nossos tambores, batuques e cantos, vamos homenagear nossos baluartes na tradição do samba, pois, mesmo após 68 anos de sua fundação a Tabajara continua sendo “passista menina”, como dizia seu fundador o grande Mestre Lotinho (falecido em 2022). Ô, ô, ô, ô… Acorda gente que a Tabajara chegou, chegou no asfalto para mostrar o seu valor. Carnaval 2023 contando com 259 componentes.
SAMBA ENREDO:
Enredo: Yeji Semba Sanko da Euforia
Compositor: Luís Carlos (Luizim Caixa D’água)
Há tempos não havia a folia.
Quase 7 anos sem brincar o carnaval.
O preto empolgado com a promessa,
nesse ano vai ter festa
Vem sambar com o General.
Tempo sombrio passou.
Mas o Apito se calou.
Vamos esquecer a dor que nos feriu um dia
Trocando máscaras por alegria.
Ao som do nosso tambor ninguém vai nos calar
Na nossa aldeia vai ter festa popular.
O sábio senhor,
Com o lindo terno bordado,
De fino cetim,
A todos ensinou
Cantando assim:
“Ô ô ô ô desperta gente que a Tabajara chegou.
Ô ô ô ô chegou no asfalto para mostrar o seu valor.”
Quero bater no pandeiro.
Sentir você por inteiro.
Poder te abraçar.
Somos do “pé vermelho”
Escute o meu conselho
Sanko sanko Yeji semba
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Se clicar em "Rejeitar Cookies", os cookies que não forem estritamente necessários serão desativados. Para escolher quais quer autorizar, clique em "Gerenciar cookies". Saiba mais em nossa Declaração de Cookies.
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
Cookies estritamente necessários
Esses cookies permitem funcionalidades essenciais, tais como segurança, verificação de identidade e gestão de rede. Esses cookies não podem ser desativados em nossos sistemas. Embora sejam necessários, você pode bloquear esses cookies diretamente no seu navegador, mas isso pode comprometer sua experiência e prejudicar o funcionamento do site.
Cookies de terceiros
O portal uberlandia.mg.gov.br não tem controle sobre quais cookies de terceiros serão ativados. Alguns
cookies de terceiros que podem ser encontrados ao acessar o portal:
Domínios: Google, Youtube, consulte mais em