Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação

Crianças e adolescentes

Crianças e adolescentes

Bombeiro Mirim

O projeto Bombeiro Mirim é realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros da cidade. O objetivo do projeto é ensinar aos participantes noções de primeiros socorros e prevenção a afogamentos, acidentes domésticos, de trânsito e com incêndios. Além disso, são realizadas atividades recreativas e que despertam nas crianças a consciência coletiva de preservação do meio ambiente, promovem noções de saúde e de higiene, educação no trânsito, cidadania e civismo. Participam do programa aquelas crianças que são atendidas nos Núcleos de Apoio Integral à Criança e ao Adolescente (Naicas).

Programa Jovem Aprendiz

O Curso de Capacitação para o Primeiro Emprego – Jovem Aprendiz é realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberlândia (CDL). Participam do curso jovens de 14 a 16 anos em situação de vulnerabilidade social e que estejam cursando a partir do 9º ano de ensino fundamental ou médio. A formação estimula a qualificação de jovens por meio de matérias interdisciplinares, com foco na inserção e permanência no mercado de trabalho. 

O curso acontece todas às segundas, terças e quartas-feiras nos Núcleos de Apoio Integral à Criança e ao Adolescente (Naicas) dos bairros Tibery, Marta Helena, Luizote de Freitas, Jardim Célia e no distrito de Tapuirama. A iniciativa também é desenvolvida no Centro de Referência Especializado da Criança e do Adolescente (Creas) para adolescentes que cumprem medidas socioeducativas.

Para se inscrever, basta procurar o Naica mais próximo portando os documentos pessoais, como RG e CPF, além do comprovante de residência e comprovação de vínculo escolar. 

NAICAS

Os Núcleo de Apoio Integral à Criança e ao Adolescente (Naicas) atendem, em caráter preventivo, crianças e adolescentes com idade entre 6 e 15 anos e 11 meses. O objetivo é  melhorar o relacionamento das famílias e estimular o processo socioeducativo.  No local, são realizadas várias atividades, em período extraescolar, como capoeira, informática, teatro, dança de rua, artesanato, e várias outras. Para isso, os participantes devem estar matriculados no ensino regular e seus responsáveis trabalharem fora do local de domicílio.

Unidades dos Naicas 

  • Bairro Morumbi
    Av. Felipe Calixto Milken, 137 – telefone: 3227-7674
  • Bairro Mansour
    Rua Rio Uaupes, 36 – telefone: 3234-8733
  • Bairro Marta Helena
    Av. República do Piratini, 234 – telefone: 3211-2456
  • Bairro Jardim Célia
    Rua dos Sininhos, 35 – telefone: 3217-7567
  • Bairro Tibery
    Avenida Europa, 175 – telefone: 3232-5604
  • Bairro Luizote de Freitas
    Rua Genarino Cazabona, 954 – telefone: 3238-8604
  • Bairro Lagoinha
    Rua Coronel Antônio Alves Pereira, 2660 – telefone: 3226-7719
  • Bairro Pequis
    Rua Wilson Rodrigues da Cunha, 880 – telefone: 3215-4961
  • Distrito de Tapuirama
    Av. José Pedro Abalém, 1122  – telefone: 3244-1424

Centro de Referência Especializado em Assistência Social – CREAS

O Centro de Referência Especializado em Assistência Social – CREAS tem por finalidade promover o desenvolvimento de serviços, programas e projetos de proteção social especial de média complexidade à criança e ao adolescente e suas famílias que se encontram em situação de ameaça ou violação de direitos. 

CREAS Protetivo

Tem como principal ação o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI) que objetiva do desenvolvimento de ações que possibilitam a promoção de direitos, a preservação e o fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais e o fortalecimento da função protetiva das famílias diante do conjunto de condições que as vulnerabilizam e/ou as submetem a situações de risco pessoal e pessoal. 

CREAS Socioeducativo

Tem como principal ação o Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA), e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) – determinadas judicialmente.

All articles loaded
No more articles to load

Facebook

DESTAQUES

All articles loaded
No more articles to load

SIGA UBERLÂNDIA

Siga Uberlândia
QUERO RECEBER NOTÍCIAS DA PREFEITURA DE UBERLÂNDIA. *