Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação

Crianças e adolescentes

Crianças e adolescentes

Bombeiro Mirim

O projeto Bombeiro Mirim é realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros da cidade. O objetivo do projeto é ensinar aos participantes noções de primeiros socorros e prevenção a afogamentos, acidentes domésticos, de trânsito e com incêndios. Além disso, são realizadas atividades recreativas e que despertam nas crianças a consciência coletiva de preservação do meio ambiente, promovem noções de saúde e de higiene, educação no trânsito, cidadania e civismo. Participam do programa aquelas crianças que são atendidas nos Núcleos de Apoio Integral à Criança e ao Adolescente (Naicas).

Programa Jovem Aprendiz

​O Curso de Capacitação para o Primeiro Emprego – Jovem Aprendiz é realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberlândia (CDL). Participam do curso jovens de 14 a 16 anos em situação de vulnerabilidade social e que estejam cursando a partir do 9º ano de ensino fundamental ou médio. A formação estimula a qualificação de jovens por meio de matérias interdisciplinares, com foco na inserção e permanência no mercado de trabalho.

O curso acontece todas às segundas, terças e quartas-feiras nos Núcleos de Apoio Integral à Criança e ao Adolescente (Naicas) dos bairros Tibery, Marta Helena, Luizote de Freitas, Jardim Célia e no distrito de Tapuirama. A iniciativa também é desenvolvida no Centro de Referência Especializado da Criança e do Adolescente (Creas) para adolescentes que cumprem medidas socioeducativas.

Para se inscrever no programa desenvolvido nos NAICA’s, basta procurar a unidade mais próxima portando os documentos pessoais, como RG e CPF, além do comprovante de residência e comprovação de vínculo escolar.

Núcleo de Apoio Integral à Criança e ao Adolescente – NAICA

Os NAICA’s são unidades públicas estatais que desenvolvem o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, atendendo, em caráter preventivo, crianças e adolescentes com idade entre 06 e 15 anos e 11 meses, por meio de atividades socioassistenciais, com objetivo de promover o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, propiciando à mãe trabalhadora que seus filhos fiquem em um espaço seguro, evitando a situação de risco social e pessoal.

No local, são realizadas várias atividades, em período extraescolar, como capoeira, informática, teatro, dança de rua, artesanato, e várias outras. Para isso, os participantes devem estar matriculados no ensino regular e seus responsáveis trabalharem fora do local de domicílio.

Critérios para acesso: Idade, comprovação de matrícula no ensino regular, prioridade para mães que possuem atividade ocupacional fora do lar.

Unidades dos Naicas:  

  • Bairro Jardim Célia
    Rua dos Sininhos, 35 – telefone: 3217-7567
  • Bairro Lagoinha
    Rua Coronel Antônio Alves Pereira, 2660 – telefone: 3226-7719
  • Bairro Luizote de Freitas
    Rua Genarino Cazabona, 954 – telefone: 3238-8604
  • Bairro Mansour
    Rua Rio Uaupes, 36 – telefone: 3234-8733
  • Bairro Marta Helena
    República do Piratini, 234 – telefone: 3211-2456
  • Bairro Morumbi
    Felipe Calixto Milken, 137 – telefone: 3227-7674
  • Bairro Pequis
    Rua Wilson Rodrigues da Cunha, 880 – telefone: 3215-4961
  • Bairro Tibery
    Avenida Europa, 175 – telefone: 3213-5998
  • Distrito de Tapuirama
    Av. José Pedro Abalém, 1122 – telefone: 3244-1424

Centro de Referência Especializado em Assistência Social – CREAS

O Centro de Referência Especializado em Assistência Social – CREAS tem por finalidade promover o desenvolvimento de serviços, programas e projetos de proteção social especial de média complexidade à criança e ao adolescente e suas famílias que se encontram em situação de ameaça ou violação de direitos. 

Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS PROTETIVO

Unidade pública estatal que oferta apoio, orientação e acompanhamento especializado à criança e ao adolescente e suas famílias em situação de violação de direitos (violência doméstica, violência, abuso e/ou exploração sexual, trabalho infantil), contribuindo para a redução de violação de direitos, seus agravamentos e reincidência.

Endereço: Av. Rondon Pacheco, nº 1501, bairro Lídice
Telefones: 3234-6577 / 3214-6270

Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS SOCIOEDUCATIVO

Unidade pública estatal que desenvolve também o Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC), buscando prover atenção socioassistencial e acompanhamento a adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, determinadas judicialmente, observando a responsabilização face ao ato infracional praticado.

Endereço: Av. Nicomedes Alves dos Santos, nº 728, bairro Lídice
Telefones: 3223-3375 / 3215-6112