Os NAICA’s são unidades públicas estatais que desenvolvem o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, atendendo, em caráter preventivo, crianças e adolescentes com idade entre 06 e 15 anos e 11 meses, por meio de atividades socioassistenciais, com objetivo de promover o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, propiciando à mãe trabalhadora que seus filhos fiquem em um espaço seguro, evitando a situação de risco social e pessoal.
No local, são realizadas várias atividades, em período extraescolar, como capoeira, informática, teatro, dança de rua, artesanato, e várias outras. Para isso, os participantes devem estar matriculados no ensino regular e seus responsáveis trabalharem fora do local de domicílio.
Critérios para acesso: Idade, comprovação de matrícula no ensino regular, prioridade para mães que possuem atividade ocupacional fora do lar.
O Curso de Capacitação para o Primeiro Emprego – Jovem Aprendiz é realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação em parceria com a Instituição Cristã de Assistência Social de Uberlândia (ICASU). Participam do curso jovens de 14 a 17 anos em situação de vulnerabilidade social e que estejam cursando ensino fundamental ou médio. A formação estimula a qualificação de jovens por meio de matérias interdisciplinares, com foco na inserção e permanência no mercado de trabalho.
O curso acontece nos Núcleos de Apoio Integral à Criança e ao Adolescente (Naicas). A iniciativa também é desenvolvida no Centro de Referência Especializado da Criança e do Adolescente (Creas) para adolescentes que cumprem medidas socioeducativas.
Para se inscrever no programa desenvolvido nos NAICA’s, basta procurar a unidade mais próxima portando os documentos pessoais, como RG e CPF, além do comprovante de residência e comprovação de vínculo escolar.
Centro de Referência Especializado em Assistência Social
O Centro de Referência Especializado em Assistência Social – CREAS tem por finalidade promover o desenvolvimento de serviços, programas e projetos de proteção social especial de média complexidade à criança e ao adolescente e suas famílias que se encontram em situação de ameaça ou violação de direitos.
Unidade pública estatal que oferta apoio, orientação e acompanhamento especializado à criança e ao adolescente e suas famílias em situação de violação de direitos (violência doméstica, violência, abuso e/ou exploração sexual, trabalho infantil), contribuindo para a redução de violação de direitos, seus agravamentos e reincidência.
Endereço: Av. Rondon Pacheco, nº 1501, bairro Lídice
Telefones: 3234-6577 / 3214-6270
Unidade pública estatal que desenvolve também o Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC), buscando prover atenção socioassistencial e acompanhamento a adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, determinadas judicialmente, observando a responsabilização face ao ato infracional praticado.
Endereço: Av. Nicomedes Alves dos Santos, nº 728, bairro Lídice
Telefones: 3223-3375 / 3215-6112