Secretaria de Educação

Programas e projetos

Programas e projetos

Justiça na escola 

O programa, desenvolvido em parceria com a Vara da Infância, Ministério Público, Defensoria Pública, Polícia Civil, Superintendência Regional de Ensino, Pontes de Amor e escolas municipais e estaduais, tem como objetivo aproximar o judiciário e instituições de ensino. São ministradas palestras para alunos, pais e equipes das escolas sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, atos infracionais, disciplina na escola, papel do Conselho Tutelar, violência doméstica, prevenção às drogas e convivência familiar e comunitária no desenvolvimento de crianças e jovens. O programa é realizado pelo Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais.

Bombeiro na escola

Projeto realizado em parceria com o 5º Batalhão de Bombeiros Militar tem como objetivo levar orientações aos alunos sobre prevenção de acidentes e incêndios e noções de primeiros socorros através de ações pedagógicas nas escolas. São atendidos alunos do 4º ano.

Caravana de prevenção às drogas

Realizado pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil, o projeto Caravana de Prevenção às Drogas tem como objetivo prevenir o uso de drogas na comunidade escolar. Para isso são realizadas várias ações nas escolas que incluem atividades como teatros, oficinas lúdicas, divulgação de informações, capacitações, palestras e rodas de conversas.

Saúde na escola – PSE

O programa Saúde na Escola é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Saúde. Trata-se de um cuidado permanente realizado por meio de ações preventivas dentro das escolas.  Além dos procedimentos de prevenção, são utilizadas abordagens educativas na forma de palestras e atividades de acordo com cada faixa-etária. Atualmente, são trabalhados temas como prevenção ao Aedes aegypti, sexualidade, nutrição, drogas, violência, cultura da paz, entre outros.

Escola bem arrumada

O programa Escola Bem Arrumada tem o objetivo de recuperar as estruturas físicas das escolas. O projeto atende todas as unidades municipais de ensino e anexos, com serviços de reforma e manutenção. Periodicamente são realizadas vistorias nas redes hidráulica e elétrica e infiltrações nos telhados. Também é verificado as condições de bebedouros de água, toldos e infestações de animais (pombos, ratos e insetos), além de pinturas, trincas e rachaduras nas paredes. O programa Escola Bem Arrumada reúne as secretarias municipais de Educação, Saúde, Meio Ambiente, Trânsito e Transportes, Obras, Governo e Comunicação e Gestão Estratégica.

Escola Água Cidadã 

O Programa Escola Água Cidadã é realizado pelo Dmae desde 2002, com o objetivo de educar a comunidade para o uso responsável da água. Escolas públicas e privadas, da pré-escola ao ensino universitário, associações de moradores, empresas e muitas outras instituições podem expandir o seu conhecimento em saneamento e em ações de sustentabilidade ambiental.

Neste momento em que os recursos hídricos estão cada vez mais demandados pelas atividades econômicas e sofrem as consequências da degradação ambiental, o Programa Escola Água Cidadã assume um papel mais estratégico no apoio que oferece à comunidade escolar em seu trabalho de educação ambiental.

Quer visitar o PEAC? Faça a solicitação de atendimento e/ou visita pelo telefone 3233-2567 ou pelo email escolaaguacidada@uberlandia.mg.gov.br.

Para mais informações sobre o programa clique aqui. 

Hortas sustentáveis

Hortas sustentáveis é um projeto realizado pela Secretaria de Agropecuária, Abastecimento e Distritos em parceria com a Secretaria de Educação e tem como objetivo promover o conhecimento prático de todas as etapas de plantio aos alunos da rede municipal de ensino.

Uma das ações do projeto é realizada durante todo o ano e auxilia as crianças a cuidarem das próprias hortas que ficam na unidade onde estudam. Elas aprendem a preparar o solo, plantar, irrigar, colher, preparar os alimentos e fazer o descarte correto dos resíduos. Assim, além de conhecer como são produzidos os alimentos até chegar à mesa de casa, aprendem a importância do meio ambiente e da sustentabilidade.

Mais informações:
Telefone: (34) 3232-4336 | (34) 3232-4165

Escola da Inteligência

O projeto Escola da Inteligência, realizado pelo Instituto Hortense e Instituto Algar em parceria com a Prefeitura de Uberlândia foi lançado em 2017, com o objetivo de desenvolver nas escolas da rede municipal de ensino reflexões acerca dos valores socioemocionais. Criada pelo Dr. Augusto Cury, a Escola da Inteligência trabalha com as escolas o desenvolvimento dos códigos da inteligência. Nessa formação, os professores aprendem a desenvolver as habilidades socioemocionais neles mesmos e nas crianças, para que seja possível lidar melhor com os problemas e desafios da vida.

Projetos em parceria com o 36º BIMec

Pelotão da Esperança

O projeto Pelotão da Esperança é realizado pelo 36º BIMec em parceria com a Prefeitura de Uberlândia, no contraturno escolar, com aulas de reforço, atividades físicas, acompanhamento nutricional, psicológico e social. O programa é destinado a alunos em situação de risco social.

Escola de Brasilidade

O projeto Escola de Brasilidade, realizado em parceria com o 36º BIMec, permite que durante toda a semana, alunos da rede municipal participem de atos cívicos e interajam com o quartel. O objetivo é despertar valores de civilidade, cidadania, honestidade, responsabilidade e amor à Pátria. Escola de Brasilidades oferece também conhecimento ambiental para estudantes.

Música na escola

É um projeto realizado em parceria com a banda do 36º BIMec nas Escolas Municipais Professora Josiany França, Dr. Gladsen Guerra de Rezende para formação do Coral e na Escola Municipal Professora Carlota de Andrade Marquez é trabalhada a formação da Banda.  O objetivo é despertar nas crianças e adolescentes o gosto pela música e estimular o civismo. Cerca de 70 crianças participam de um coral com ensaios semanais na própria escola e 20 alunos participam de aulas teóricas e práticas da Banda. Os alunos e Adolescentes fazem apresentações em locais públicos.

Projeto Ambienta e Clubinho Ambiental – PROGEA

É um projeto em parceria com a Polícia Ambiental, cujo objetivo é estimular alunos do 4º ano a serem competentes e hábeis para adoção de comportamentos socioambientais adequados que visem a contribuir com a prevenção ambiental, a sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida, conhecendo e reconhecendo o meio ambiente onde estão inseridos.

eZAPe! Virtudes Empreendedoras

O Programa eZAPe! Virtudes Empreendedoras é realizado em parceria com Instituto IAMAR e tem o objetivo de contribuir para que as novas gerações de adolescentes e jovens desenvolvam uma visão cada vez mais empreendedora da vida nos âmbitos pessoal, social e produtivo.

Programas governamentais 

Educação conectada 

Iniciado em 2018, o Programa de Inovação Educação Conectada do Ministério da Educação tem o objetivo de apoiar a universalização do acesso à internet de alta velocidade, por via terrestre e satélite, e fomentar o uso de tecnologia digital na Educação Básica.

Mais alfabetização

O Programa é uma estratégia do Ministério da Educação(MEC) para apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização dos estudantes regularmente matriculados no 1º ano e no 2º ano do Ensino Fundamental.

Facebook

DESTAQUES

SIGA UBERLÂNDIA

Siga Uberlândia
QUERO RECEBER NOTÍCIAS DA PREFEITURA DE UBERLÂNDIA. *