Notícias

Prefeitura promove atividades de incentivo à amamentação

Programação pela Semana Mundial do Meio Ambiente integra a campanha Agosto Dourado para conscientizar sobre o aleitamento materno
31 de julho de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O leite materno é considerado um dos alimentos mais completos do mundo e, para incentivar a amamentação, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoverá uma série de atividades durante a 21ª Semana Mundial do Aleitamento Materno, que vai de 1º a 8 de agosto. A mobilização faz parte da campanha “Agosto Dourado”, que tem o objetivo de conscientizar não só a gestante, mas também toda a família sobre a importância dessa fase no desenvolvimento da criança.

A abertura das atividades acontece na quinta-feira (1º), com uma manhã especial preparada pela equipe da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) São Jorge I. O evento é aberto para toda a comunidade e será a partir das 9h, na rua do Dólar, nº 290. Além de palestras, puérperas que fizeram o acompanhamento na UBSF falarão sobre suas experiências e haverá ainda um café da manhã, sorteio de brindes e atividades com um educador físico.

“Será um momento para abordarmos temas que vão além da amamentação, como, por exemplo, os cuidados com a mama, a importância do gesto para desenvolvimento do bebê e os dez passos para o sucesso da amamentação”, disse Thais Ramalho da Silva, coordenadora da unidade.

Prefeitura promove atividades de incentivo à amamentação 1

‘Família no Parque’

Já no sábado (3), o ponto de encontro será no Parque do Sabiá com o evento “Família no Parque”, a partir das 8h. A coordenadora da Rede de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, Naira Borges, explica que a proposta trabalha o tema da semana mundial, “Empoderar as famílias para favorecer a amamentação agora e no futuro”, e vai incluir um momento de amamentação coletiva, popularmente conhecida como o “Mamaço”.

“Em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia [UFU], organizamos uma manhã com ações de estímulo à integração familiar. Teremos caminhada, gincana, dança terapêutica, entrega dos kits ‘Mãe Uberlândia’ (para as gestantes que atendem os requisitos do programa), aula de shantala e o ‘Mamaço’. O nosso objetivo é mostrar que toda a família precisa estar envolvida no processo de aleitamento materno”, explicou a coordenadora.

No dia 8 de agosto, será organizado o “Dia Científico”, a partir das 13h30, no anfiteatro do bloco 2A da UFU, campus Umuarama. A presidente do Comitê de Aleitamento Materno da Sociedade Mineira de Pediatria, Beatriz Oliveira de Rocha, abordará em palestra o empoderamento das famílias para favorecer a amamentação e a fisiologia da lactação.

Atenção permanente

O cuidado com as grávidas é feito permanentemente e em todos os períodos do ano durante as consultas e grupos de gestantes oferecidos nas unidades de referência. “A importância do leite materno começa a ser inserida desde o primeiro contato e a equipe médica conversa sobre o tema, sua importância, os desafios e esclarece as dúvidas”, explicou Naira. Durante todo o mês de agosto, as unidades promovem atividades com a temática.

Além das orientações antes do parto, a assistência continua após o nascimento. Nos primeiros dias, o bebê passa por avaliação e realiza os exames necessários na unidade de saúde. O mesmo acompanhamento acontece com a mãe, onde é verificada como está a recuperação após o parto, o esclarecimento das dúvidas dos primeiros dias da criança e se o aleitamento está sendo feito da forma correta. Depois, mãe e bebê continuam sendo assistidos por meio das consultas médicas realizadas na unidade de saúde referência.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também