Aproximadamente 45 toneladas de vidro por mês são recolhidas pela Coleta Seletiva do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) e enviadas para reciclagem pelas associações de recicladores. O número aumentou 150% desde que um triturador foi adquirido no início do ano, facilitando o trabalho dos cooperados. Essa grande quantidade apanhada resulta do trabalho dos catadores, das doações dos moradores e da coleta realizada pela autarquia. Ao todo, três associações de recicladores e uma cooperativa são parceiras no projeto de coleta e tratamento do vidro.
De acordo com João Batista dos Passos, presidente da Associação de Recicladores e Catadores Autônomos (Arca), cerca de duas cargas completas são destinadas mensalmente para a empresa especializada. “Atualmente, todo o vidro coletado passa pelo triturador e é vendido para uma empresa de reciclagem em Porto Ferreira, no interior de São Paulo. Assim comercializamos mais e viabilizamos o trabalho dos catadores”, explica João Batista.
Além do saldo positivo para o meio ambiente, a coleta e reciclagem do vidro em Uberlândia é fonte de renda para mais de 30 recicladores. “Neste processo estão envolvidos catadores e cooperados que enxergam neste trabalho o sustento de suas famílias. Reciclagem é bom para o meio ambiente e movimenta nossa economia”, enfatiza João.
Descarte
O vidro pode ser recolhido pelo caminhão da Coleta Seletiva do Dmae que já atua em 29 bairros da cidade. Outras opções são deixá-los nas associações parceiras na coleta ou nos Ecopontos da Prefeitura. Acesse o site www.dmae.mg.gov.br para saber o endereço das associações parceiras na coleta seletiva ou fale com Dmae pelo fone fácil 115, pelo facebook ou através do e-mail: atendimentodmae@uberlandia.mg.gov.br.