Notícias

Coleta Seletiva recicla cerca de 45 toneladas de vidro por mês

Número aumentou 150% desde que foi adquirido um triturador de vidro
5 de agosto de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Aproximadamente 45 toneladas de vidro por mês são recolhidas pela Coleta Seletiva do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) e enviadas para reciclagem pelas associações de recicladores. O número aumentou 150% desde que um triturador foi adquirido no início do ano, facilitando o trabalho dos cooperados. Essa grande quantidade apanhada resulta do trabalho dos catadores, das doações dos moradores e da coleta realizada pela autarquia. Ao todo, três associações de recicladores e uma cooperativa são parceiras no projeto de coleta e tratamento do vidro.

De acordo com João Batista dos Passos, presidente da Associação de Recicladores e Catadores Autônomos (Arca), cerca de duas cargas completas são destinadas mensalmente para a empresa especializada. “Atualmente, todo o vidro coletado passa pelo triturador e é vendido para uma empresa de reciclagem em Porto Ferreira, no interior de São Paulo. Assim comercializamos mais e viabilizamos o trabalho dos catadores”, explica João Batista.

Além do saldo positivo para o meio ambiente, a coleta e reciclagem do vidro em Uberlândia é fonte de renda para mais de 30 recicladores. “Neste processo estão envolvidos catadores e cooperados que enxergam neste trabalho o sustento de suas famílias. Reciclagem é bom para o meio ambiente e movimenta nossa economia”, enfatiza João.

Descarte

O vidro pode ser recolhido pelo caminhão da Coleta Seletiva do Dmae que já atua em 29 bairros da cidade. Outras opções são deixá-los nas associações parceiras na coleta ou nos Ecopontos da Prefeitura. Acesse o site www.dmae.mg.gov.br para saber o endereço das associações parceiras na coleta seletiva ou fale com Dmae pelo fone fácil 115, pelo facebook ou através do e-mail: atendimentodmae@uberlandia.mg.gov.br.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também

All articles loaded
No more articles to load