Notícias

Parque do Sabiá recebe famílias em evento alusivo ao Agosto Dourado

“Família no Parque” contou um momento de amamentação coletiva, popularmente conhecida como o “Mamaço”
5 de agosto de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Cristiane Sara Oliveira Videlis chegou neste sábado (3) logo cedo no Parque do Sabiá com seus dois filhos, João Miguel, de 4 anos, e o pequeno Marco Antônio para fazer um passeio diferente. Ela foi umas das diversas mamães que estiveram no “Família no Parque”, evento promovido pela Prefeitura de Uberlândia, em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que integra a  Semana Mundial do Aleitamento Materno.

“Eu acho muito gostoso amamentar, além de fazer bem para o meu filho, a gente cria um vínculo diferente. Vim hoje porque gosto de participar e acho bastante válido incentivar outras mães a fazerem o mesmo.

A atividade segue o tema da semana: “Empoderar as famílias para favorecer a amamentação agora e no futuro” e integra o Agosto Dourado, mês de conscientização sobre o aleitamento materno. As famílias participaram de uma caminhada, gincana, dança terapêutica, aula de shantala e de uma amamentação coletiva (mamaço). As gestantes que atendem os requisitos do programa receberam kits ‘Mãe Uberlândia’.

“Foi um momento de reflexão, de meditação, movimento, vinculo, afeto entre mãe, bebê e toda a família, principalmente para lembrar que o apoio do pai, do companheiro, da avó, da família é fundamental para a mãe que vai amamentar e para que o aleitamento aconteça com sucesso”, ressaltou a coordenadora da Rede de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, Naira Borges.

Dia Científico

No dia 8 de agosto, será organizado o “Dia Científico”, a partir das 13h30, no anfiteatro do bloco 2A da UFU, campus Umuarama. A presidente do Comitê de Aleitamento Materno da Sociedade Mineira de Pediatria, Beatriz Oliveira de Rocha, abordará em palestra o empoderamento das famílias para favorecer a amamentação e a fisiologia da lactação.

Atenção permanente

O cuidado com as grávidas é feito permanentemente e em todos os períodos do ano durante as consultas e organização de grupos de gestantes oferecidos nas unidades de referência. “A reflexão sobre a importância do leite materno começa a ser inserida desde o primeiro contato. A equipe médica conversa sobre o tema, sua importância, os desafios e esclarece as dúvidas”, explicou Naira. Durante todo o mês de agosto, as unidades promovem atividades com a temática.

Além das orientações antes do parto, a assistência continua após o nascimento. Nos primeiros dias, o bebê passa por avaliação e realiza os exames necessários na unidade de saúde. O mesmo acompanhamento acontece com a mãe, onde é verificada como está a recuperação após o parto, o esclarecimento das dúvidas dos primeiros dias da criança e se o aleitamento está sendo feito da forma correta. Depois, mãe e bebê continuam sendo assistidos por meio das consultas médicas realizadas na unidade de saúde referência.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também