Notícias

Uberlândia participará do Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day)

Parceria entre Prefeitura, Dmae e Aciub viabilizará organização da maratona da limpeza
7 de agosto de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

No dia 21 de setembro, mais de 150 países participarão do World Cleanup Day (WCD) – Dia Mundial da Limpeza. Neste ano, Uberlândia também estará na lista das mais de 600 cidades brasileiras que serão parte desta maratona da limpeza em todo planeta. A Prefeitura de Uberlândia, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) e a Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub) se juntaram ao projeto Limpa Brasil – responsável por organizar e coordenar as ações do WCD em todo o país, iniciando a mobilização e criando uma programação especial, com o envolvimento de toda a sociedade.

Nesta semana, foi realizada uma reunião na Aciub com integrantes do G7 e entidades representativas da sociedade organizada, em que foi apresentado o projeto e iniciado a construção da programação do Dia Mundial da Limpeza.

Para o vice-prefeito e diretor-geral do Dmae, Paulo Sérgio Ferreira, o WCD representa o que a gestão municipal já defende o ano todo. “A Prefeitura e o Dmae já têm trabalhado este eixo por meio da educação ambiental e dos serviços oferecidos à poulação. Ao longo dos anos, temos trabalhado para garantir que o meio ambiente seja preservado e também que cidadãos conscientes sejam formados”, destacou.

De acordo com a coordenadora do Limpa Brasil, Edilainne Muniz, a ideia é que neste ano seja desenvolvido um projeto piloto, envolvendo uma área específica da cidade, preparando para uma ação mais ampla envolvendo o muncípio como um todo em 2020. A partir desta primeira ação será possível ver o que deve ser melhorado no processo e fazer um diagnóstico para um projeto maior. Em Uberlândia, a limpeza será realizada nas duas margens e no leito do rio Uberabinha, nos bairros Daniel Fonseca e Jaraguá.

O movimento World Cleanup Day – Dia Mundial Limpeza, começou na Estônia, pequeno país localizado no norte da Europa em 2008, quando 50 mil pessoas se reuniram para limpar todo o país em apenas cinco horas. Para este ano a programação prevê o desenvolvimento de ações de limpeza em todo o mundo, durante 30 horas em cada canto do planeta.

Limpa Brasil-Let’s do it!

A proposta do Movimento Limpa Brasil – Let’s do it! é criar uma nova cultura com relação ao descarte correto do lixo, além de incentivar a sociedade a limpar e manter as cidades limpas. Por esse motivo, um dos pontos mais importantes do evento é o envolvimento das escolas com a realização de palestras e seminários, dinâmicas de grupo e gincanas, capacitação de professores e a estruturação dos pontos de coleta de materiais recicláveis durante a semana de mobilização.

Confira a lista com todas as ações no Brasil: www.limpabrasil.org

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também

All articles loaded
No more articles to load