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‘Fale com o Procon’ aprimora atendimento aos consumidores

Ferramenta online é uma das novidades do novo Portal da Prefeitura
29 de agosto de 2019
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Divulgação

Diminuir o tempo de espera, agilizar o atendimento e promover mais conforto aos cidadãos. Esses são alguns dos benefícios que a nova ferramenta da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Uberlândia está propiciando aos consumidores desde o início desta semana. O recurso ‘Fale com o Procon’ é umas das inovações do novo Portal da Prefeitura, lançado na última segunda-feira (26) pelo prefeito Odelmo Leão.

“A nova plataforma vai permitir que o consumidor tenha condição de fazer contato com o Procon de forma direta e online. Além de conseguir fazer agendamento para o atendimento presencial, o cidadão pode tirar dúvidas e registrar uma reclamação”, explicou Abatenio Marquez, superintendente do órgão de proteção.

Como funciona

Ao acessar pela primeira vez o ‘Fale com o Procon’, o consumidor precisa fazer um cadastro informando seus dados pessoais. Depois de acessar a área, é preciso informar o CPF ou CNPJ do prestador de serviço ou da empresa envolvida, juntamente com o nome, endereço e telefone de contato.

Através da ferramenta é possível fazer agendamento para um atendimento presencial; solicitar a negociação ou renegociação de dívidas; fazer uma denúncia, caso o consumidor presencie alguma irregularidade nos estabelecimentos, como, por exemplo, produtos fora da validade; e enviar dúvidas ou sugestões.

É preciso também especificar a área de atuação da empresa, a forma e a data de aquisição. Para finalizar, é necessário descrever a solicitação e o pedido junto ao órgão de proteção. Há também a possibilidade de anexar documentos que auxiliem na comprovação de que o consumidor não teve seus diretos cumpridos.

Para garantir a eficácia do atendimento, a Superintendência capacitou servidores que irão acompanhar, em tempo real, as demandas recebidas e que serão responsáveis por agendar a ida do contribuinte até a sede do órgão, como no caso em que as reclamações exijam a protocolização de documentos.

“O Procon está de portas abertas para defender os interesses daqueles que se sentirem lesados em suas relações de consumo. Nosso objetivo é levar a maior quantidade possível de serviços à população para garantir o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor”, finalizou o superintendente.

Novas instalações

Na última semana, a Prefeitura de Uberlândia entregou a nova sede do Procon Uberlândia para a população. A expectativa, com a nova estrutura, é ampliar em mais de 40% o número de atendimentos, passando para cerca de 150 diários. A sede está localizada na avenida Benjamin Magalhães, nº 3, no bairro Tibery (atrás da sede do Dmae) com atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo tridígito 151 ou pelo e-mail procon@uberlandia.mg.gov.br.

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