Notícias

Mês da mulher é celebrado em equipamentos culturais do município

Exposições, rodas de conversa e sorteios de livros são alguns dos destaques da programação
4 de março de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Foto: Cleiton Borges/Secretaria de Governo e Comunicação

Neste domingo, oito de março, é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Para lembrar a importante data, espaços públicos municipais, como a Biblioteca sucursal do Bairro Presidente Roosevelt, Parque do Sabiá, Centro de Esportes e Artes Unificado (CEU) do bairro Shopping Park, Biblioteca e Museu Municipais, realizam durante o mês de março diversas atividades.

Nesta terça-feira (3), por exemplo, as mulheres participantes da Oficina de Bordados- projeto financiado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Pmic) – da Biblioteca Sucursal do Bairro Presidente Roosevelt participaram de um café da tarde especial. Na confraternização em homenagem ao dia da mulher, elas puderam contemplar uma exposição de 20 escritoras brasileiras, além de participar de um sorteio de livros de autoras uberlandenses.

Iolanda Miranda Rosa aprendeu a bordar na oficina. Feliz por ter sido contemplada com um dos livros, ela ressaltou a importância do Dia da Mulher. “Eu acho que nós, mulheres principalmente, devemos valorizar esse dia. É especial o dia da mulher ser comemorado, ser lembrado”, ressaltou.

Os encontros acontecem desde agosto do ano passado e reúnem aproximadamente dez mulheres todas as terças-feiras em trabalhos inspirados nas árvores do cerrado. Ao final do projeto, em abril, os bordados executados durante a oficina serão expostos para a comunidade.

Mês da mulher é celebrado em equipamentos culturais do município 1
Foto: Cleiton Borges/Secretaria de Governo e Comunicação

“Está sendo muito bom. Já fui professora voluntária de bordado, ministrei um curso sobre isso na Oficina Cultural há alguns anos e, por isso, resolvi fazer esse projeto e reunir pessoas que tivessem a curiosidade e paixão pelo bordado”, contou a proponente Dina Justina.

O trabalho, segundo Maria Abadia de Araújo, administradora da biblioteca, vai além do bordado. “É uma forma da gente trazer as mulheres para a Biblioteca, delas conhecerem o espaço e, nesse mês especial, terem contato com histórias escritas por grandes autoras femininas do Brasil”, disse.

Confira a programação completa nos espaços municipais:

Parque do Sabiá

  • 8 de março – 8h – Uberlândia Viva: Especial Dia da Mulher

Biblioteca Sucursal do Bairro Presidente Roosevelt:

  • Até dia 31/03 – Exposição “Varal de fotos e biografias de escritoras brasileiras”

CEU Shopping Park:

  • 7 de março – 15h – Roda de conversa “Somos mulheres” / 16h – Abertura de painel bibliográfico “Biografias de mulheres com papel relevante no bairro Shopping Park”
  • 08 de março – 15h – Disputa de rimas entre mulheres

Biblioteca Municipal:

  • De 9 a 13 de março – 8h15 às 18h45 – Exposição “Mulheres espetaculares na literatura”
  • 12 de março – Manhã e tarde – Sorteio de livros para as leitoras da Biblioteca
  • 31 de março – 14h30 – Surpreendente e inspiradora: Bate-papo com Mônica Cunha

Casa da Cultura:

  • 11 de março – 13h30 – Painel de fotografias e textos representando mulheres de diversos momentos da história, seguido por apresentação de piano (voltado às bordadeiras do Curso de Bordados do Museu Municipal)
Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também