Notícias

Sistema Capim Branco avança com montagem de equipamentos

Frentes de trabalho também se concentram na pavimentação da obra e na interligação da adutora sob o Anel Viário Leste
4 de junho de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Foto: Comunicação Dmae

Com mais de 95% da parte civil da obra do Sistema Capim Branco concluída, o trabalho passa a se concentrar nos detalhes da instalação dos equipamentos e dispositivos. Os esforços estão dirigidos para a montagem e instalação elétrica dos equipamentos eletromecânicos da Estação de Tratamento de Água. Nesta semana também foi ampliada a pavimentação asfática da estação, perfazendo mais de 60% do total de 16 mil m² da área asfaltada. Os profissionais técnicos também estão trabalhando na interligação da adutora sob a rodovia (Tunnel Liner) e no sistema de automação.

Mais de 90% dos equipamentos já foram montados, entre eles a instalação das colmeias nos decantadores e outros dispositivos para o funcionamento do floculador, filtros e a tubulação do sistema de retrolavagem dos dispositivos. Também já foram realizadas as interligações do conjunto de motobombas com as adutoras de água bruta e água tratada. O reservatório, com capacidade de 10 milhões de litros, já inicia a fase de teste de estanqueidade.

Tunnel liner

Sistema Capim Branco avança com montagem de equipamentos 1
Foto: Comunicação Dmae

Outra frente trabalha na interligação da adutora de água tratada abaixo do anel viário. Esta interligação está sendo realizada por meio da construção de uma travessia subterrânea sob o Anel Viário Leste. Iniciado em outubro do ano passado, o tunnel liner está a seis metros abaixo do nível da pista (Anel Viário Leste). Dos 87 metros de extensão, 20 metros já foram concluídos. O dispositivo está sendo instalado por meio de método não destrutivo, sem interromper o tráfego nem interferir na pavimentação da rodovia.

Operação

A conclusão da obra está prevista para 30 de setembro e a fase de pré-operação inicia-se em outubro com duração de seis meses. Esse novo prazo foi estabelecido após a pandemia da Covid-19, que exigiu alguns ajustes no cronograma das obras para atender os requisitos de segurança das equipes que trabalham no sistema.

 Após a conclusão da primeira etapa, o sistema Capim Branco, aliados aos Bom Jardim e Sucupira terão capacidade para fornecer água para 1,5 milhão de habitantes. O investimento da primeira etapa será de aproximadamente R$ 336 milhões, financiados e repassados em parcelas pela Caixa conforme o andamento dos trabalhos.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também

All articles loaded
No more articles to load