Notícias

Buriti inicia temporada 2020 com execução de 60 mil metros de cerca

Período de estiagem é propício para os serviços de cercamento das áreas de preservação
9 de junho de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Foto: Comunicação Dmae

O Programa Buriti, do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), iniciou neste mês o trabalho de horas máquina e de cercamento em propriedades na zona rural que possuem nascentes do rio Uberabinha, do ribeirão Bom Jardim e rio Araguari. Nesta temporada de 2020, as ações incluem 3.920 horas-máquina em  dez propriedades e a execução de 60 mil metros de cerca linear em 23 propriedades rurais. O programa tem o objetivo de proteger, recuperar nascentes e fazer o plantio de matas ciliares, garantindo que não falte água suficiente e de qualidade para abastecer as cidades e atividades rurais.

O trabalho de horas-máquina consiste na execução de curva de nível, readequação de estradas vicinais, construção de terraços e barraginhas, trabalho executado próximo à Área de Preservação Permanente a ser protegida (APP). Já o cercamento é realizado em áreas de nascentes ou de preservação, que no período chuvoso recebem o plantio de mudas nativas do cerrado.

De acordo com a gerência ambiental do Dmae estas melhorias geram benefícios ao solo, uma vez que a APP inicia um processo de recuperação ao ser isolado, contribuindo para o processo de regeneração natural das espécies nativas. A curva de nível protege o terreno, barrando a água em locais com declive.

Programa Buriti

Buriti inicia temporada 2020 com execução de 60 mil metros de cerca 1
Foto: Comunicação Dmae

O Buriti atua na preservação e recuperação das nascentes nas bacias do ribeirão Bom Jardim e dos rios Uberabinha e Araguari. Desde a implantação do Programa em 2008 já foram realizados mais de 515.543 mil metros lineares de cerca e mais de 385.111 mil mudas plantadas. Para se cadastrar e receber os benefícios, basta entrar em contato com o Dmae pelo e-mail programaburitidmae@gmail.com ou pelo telefone 3233-2564.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também