Notícias

Revitalização e criação de praças avançam para fase de conclusão

Prefeitura de Uberlândia realizou obras nos bairros Pampulha, Taiaman e Vigilato Pereira
17 de junho de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin


A população dos bairros Pampulha, Taiaman e Vigilato Pereira contará, em breve, com praças completamente equipadas, agregando lazer e mais qualidade de vida a esses locais. A iniciativa da Prefeitura de Uberlândia, executada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, garante revitalização, construção e repaginação das áreas verdes como medida compensatória para intervenções que foram necessárias em Áreas de Preservação Permanente (APPs) do município.

Na praça do bairro Pampulha, as etapas finais da obra consistem na implantação do pomar- pioneiro no projeto municipal Frutifica-, meio-fio, floreira, pergolado e plantio de grama. O espaço, com aproximadamente 8 mil metros quadrados, fica entre as ruas Conselheiro Lafaiete, Leopoldo Bulhões, Oliveira Lima e Brigadeiro Luís Antunes.

Situada entre as ruas dos Pistons e dos Pandeiros, a transformação de área verde em praça no bairro Taiaman recebe melhorias nas calçadas e plantio de grama. A implantação dos pergolados, prevista para este mês, marcará a conclusão do projeto de repaginação na área que totaliza 1.600 metros quadrados.

Já no bairro Vigilato Pereira, a praça Francisca Teodora está com a revitalização avançada, faltando somente a implantação do parque infantil. A área de aproximadamente 3.310 metros quadrados fica entre a rua Joanico Rodrigues da Cunha e avenida Jacó Faina.

Revitalização e criação de praças avançam para fase de conclusão 1
Fotos: Cleiton Borges – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

 Melhorias gerais

As intervenções nas praças foram iniciadas com a limpeza das áreas no primeiro semestre deste ano, com exceção do bairro Taiaman. No local, foram retiradas 55 toneladas de resíduos sólidos provenientes dos serviços preliminares de limpeza, poda e supressão realizados em 2019. Essas intervenções melhoraram a visibilidade da área e das ruas do entorno e minimizaram o risco de quedas das árvores e conflito com rede elétrica.

Na etapa civil das obras, a terraplanagem foi seguida da implantação de calçadas e pistas internas que permitem caminhada. As opções de lazer também foram reforçadas com playground e equipamentos de academia em todas as praças. Na área do Pampulha, um dos diferenciais é a inserção de um campo de gramado, contribuindo com a recreação e prática esportiva. As três áreas verdes contam com bancos e rampas de acessibilidade nas esquinas e acessos aos equipamentos.

Somada à iluminação das vias ao redor, as praças também ganharam iluminação interna, garantindo mais segurança aos frequentadores. Os projetos paisagísticos, sob execução do Horto Municipal, visam oferecer alimento para a população e fauna local, além de sombra e elegância. Para isso, foram inseridos pergolados e floreira e houve o o plantio de espécies nativas, ornamentais e frutíferas, conforme análise técnica feita para cada área verde.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também