Para garantir que a comunidade fique protegida contra os vírus que transmitem a influenza (gripes H1N1 e H3N2) e o sarampo, a Prefeitura de Uberlândia realizará, nos dias 29 e 30 de julho, uma ação junto a que atua na Central Estadual de Abastecimento (Ceasa), bem como seus familiares. As equipes da Secretaria Municipal de Saúde vacinarão nos dois dias das 8h às 17h.
A iniciativa da Prefeitura de Uberlândia é uma espécie de varredura para certificar que estes profissionais, produtores e seus familiares, que em muitos dos casos estão o dia todo no campo, garantiram a imunização durante a campanha de vacinação da gripe. Além disso, as equipes irão vacinar contra o sarampo, já que o vírus voltou a circular no país. Nesta ação, podem-se vacinar contra influenza os funcionários e familiares em qualquer idade. Para o sarampo, a faixa etária permitida é de 20 a 49 anos.
A Prefeitura de Uberlândia reforça que vacinação não protege contra a Covid-19, que é uma doença nova. A proteção é eficaz apenas para o vírus da gripe (Influenza), que tem também as suas gravidades. A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Se não for tratada a tempo, pode causar complicações graves e levar à morte, principalmente nos grupos de alto risco. A vacinação que imuniza a população na rede pública é trivalente, ou seja, que protege contra três tipos de influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B.