Notícias

Prefeitura promove medidas de segurança para o dia de Finados

Comitê Municipal de Enfrentamento ao novo coronavírus recomenda que pessoas do grupo de risco não frequentem os cemitérios no dia 2 de novembro
28 de outubro de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Para garantir maior segurança à população no combate ao Covid-19 durante o Dia de Finados, em 2 de novembro, a Prefeitura de Uberlândia tem se preparado e tomado as devidas precauções para evitar aglomerações. Além disso, o Núcleo Estratégico do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Covid-19 recomenda que as pessoas dos grupos de risco evitem passar pelos cemitérios na data como forma de precaução.

 “Entendemos a importância da data e de homenagear aqueles entes queridos e amigos que já nos deixaram, mas pedimos que pessoas que se enquadram no grupo de risco da Covid-19 prefiram se deslocar aos cemitérios em uma data diferente do dia de finados. Esta foi uma orientação do Comitê para evitar que essas pessoas se coloquem em risco, pois é preciso lembrar que a pandemia ainda não acabou”, explicou municipal o secretário de Meio Ambiente Serviços urbanos, João Batista Ferreira Júnior.

Medidas preventivas

Para cumprir as medidas sanitárias e o distanciamento social, na entrada dos portões dos cemitérios São Pedro e Campo do Bom Pastor estarão dois servidores realizando o controle de entrada com fichas e com termômetro digital. Haverá também duas pessoas no controle das filas para garantir o distanciamento e o espaçamento marcado a cada dois metros no piso. Não haverá servidores na parte interna dos cemitérios, uma vez que as cerimônias religiosas não serão realizadas.

No atendimento no escritório para a solicitação de localização de sepulto serão adotadas as seguintes precauções: na fila, além do espaçamento de dois metros marcados no chão, duas pessoas estarão controlando a entrada no interior do espaço, além de haver a medição de temperatura com o termômetro digital. Somente duas pessoas serão atendidas por vez.

Consulta de sepultos

Assim como nos últimos anos, a Prefeitura de Uberlândia também disponibiliza uma ferramenta para auxiliar aquelas pessoas que estiverem com dificuldade em  localizar as sepulturas de entes queridos e amigos. Basta acessar no Portal da Prefeitura neste link pelo computador ou smartphone. A ferramenta é uma das estratégias da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos em reforço às medidas de distanciamento social na prevenção da Covid-19.

A plataforma é responsiva, para ser acessada com facilidade em dispositivos móveis. Por lá, basta colocar algumas informações como o nome do falecido (a), a filiação, a data de falecimento ou sepultamento e a ferramenta irá te orientar.

O município dispõe de três cemitérios públicos (São Pedro, Bom Pastor e Parque dos Buritis), onde estão 47.759 sepulturas e mais de 100 mil sepultos.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também