O Programa Buriti, sob a responsabilidade do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), expandiu seu raio de atuação para a Bacia do rio Araguari e já atendeu 35 propriedades com ações de proteção e recuperação de nascentes. Desde 2017, início da atuação, foram investidos quase R$ 2,5 milhões. Essa ampliação integra uma das condicionantes da licença ambiental do Sistema Capim Branco de produção de água.
Em três anos, o programa executou a proteção e recuperação de 24 hectares de áreas de preservação permanente (APP) nas propriedades rurais e realizou o plantio de aproximadamente 25 mil mudas de espécies nativas do cerrado. As melhorias na zona rural incluem, também, cerca de 3,2 mil horas máquinas com serviços de terraceamento, execução de barraginhas e readequação de estradas vicinais.
De acordo com o gerente ambiental do Dmae, Celismar Costa, o cercamento e as horas máquina fazem o isolamento da APP no processo de recuperação. Isso contribui para a regeneração natural das espécies nativas que também ganham reforço com o plantio de mudas. “As ações conjuntas de proteção ambiental produzem um corredor ecológico ampliando, preservando as áreas de nascentes e consequentemente, aumentando a produção do recurso hídrico que deságua no rio Araguari”, destacou.
Programa
O Buriti atua na preservação e recuperação das nascentes das Bacias do ribeirão Bom Jardim e dos rios Uberabinha e Araguari. Desde a implantação do Programa, em 2008, já foram realizados mais de 521.709 mil metros lineares de cerca e 413.918 mil mudas nativas do cerrado plantadas. O produtor rural não tem custo em implantar o programa. Para se cadastrar e receber os benefícios, basta entrar em contato com o Dmae pelo e-mail programaburitidmae@gmail.com ou pelo telefone 3233-2564.
Ações do programa Buriti no Rio Araguari
24 hectares protegidos em Áreas de Preservação Permanente (APP).
24.648 mudas plantadas de espécies nativas do cerrado.
3.233 hectares cercados
126.775 metros de cerca linear
3.200 horas máquina
279 barraginhas
169 hectares de terraceamento
59,88 km de readequação de estradas vicinais