A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Uberlândia deu início às ações para a “Black Friday” deste ano, realizada no dia 27 de novembro. Como forma de prevenção à prática de preços abusivos na data, diversos estabelecimentos comerciais já foram visitados pelos fiscais do órgão em todas as regiões da cidade. A pesquisa de preços também foi feita em comércios eletrônicos.
Além da pesquisa, o Procon preparou uma série de dicas para aqueles que estão interessados em adquirir produtos no período em que são prometidos diversos descontos em produtos e serviços (veja mais abaixo). Os fiscais ainda farão plantão para denúncias de preços abusivos.
“Precisamos lembrar que este ano será diferente devido ao coronavírus. Então, os consumidores podem seguir nossas orientações quanto ao comércio, mas também devem seguir as dicas de biosseguranca. São recomendações para consumidores e empresários, como evitar aglomeração, uso da máscara e do álcool em gel. Que todos respeitem para que não haja propagação do vírus”, disse o superintendente do Procon, Egmar Ferraz.
Confira as dicas para não cair em fraudes durante a Black Friday:
– Verifique se é mesmo o menor preço: Já é comum entre os brasileiros o trocadilho da “Black Fraude”, que é quando um site aumenta o preço de um produto nas semanas anteriores à “Black Friday” para conceder um falso desconto no dia da promoção. No entanto, essa é uma prática fácil de ser descoberta com o uso de serviços e aplicativos que rastreiam a evolução dos preços das lojas virtuais.
– Cuidado com os links no WhatsApp: O principal aplicativo de comunicação dos smartphones está sendo utilizado como ferramenta para espalhar falsas promoções. Caso você receba um link, pense duas vezes antes de clicar nele e, principalmente, inserir dados pessoais. Fique atento também aos e-mails de lojas nas quais você não se cadastrou.
– Fique alerta aos anúncios e use testadores de links: Ao receber uma oferta “milagrosa”, utilize ferramentas para verificar se o site é seguro ao acesso.
– Desconfie de ligações e mensagens por SMS: Suspeite do contato, especialmente quando a pessoa em linha diz que você ganhou algo, mas exige algum depósito ou pagamento da sua parte.
– Fique atento ao domínio do site e à construção da página: É comum que criminosos criem páginas bastante similares a lojas e ações promocionais para enganar consumidores. Portanto, ao clicar em algum link, observe bem o endereço que aparece no seu navegador, procure por um cadeado no canto esquerdo da barra e veja se esta é uma conexão segura, bem como se o domínio está registrado e possui certificados de segurança.
– Pesquise classificações e procure informações: Ao encontrar uma nova loja, é essencial procurar saber sobre sua confiabilidade. Procure relatos sobre a satisfação do consumidor e as respostas das empresas em caso de problemas. Redes sociais e fóruns podem ajudar a tirar dúvidas.
– Use cartões de crédito virtuais: Ao fazer uma compra em um site do qual está desconfiado, procure usar um cartão virtual. Diversos bancos oferecem essa modalidade de cartão de crédito, que cria um número único para aquela compra e evita que o seu documento real seja compartilhado com o comerciante. Assim, você evita problemas com clonagem e que as pessoas continuem usando seus dados para praticar crimes.
Em caso de dúvidas, o consumidor pode entrar em contato com o Procon pelo telefone 3291-1600 ou 151. Para registrar reclamação, é preciso agendar horário por telefone, e-mail (procon@uberlandia.mg.gov.br) ou na ferramenta “Fale com o Procon”. Denúncias também podem ser feitas pelo Zap da Prefeitura, no (34) 9 9774-0616. A sede do órgão fica na avenida Benjamin Magalhães, nº 3, no bairro Tibery, atrás do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). A Superintendência funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.