Notícias

Buriti Cidade vai revitalizar córregos do perímetro urbano de Uberlândia

Projeto de lei que cria programa por meio de parceria entre Dmae e Secretaria de Meio Ambiente foi aprovado pelo Legislativo
10 de dezembro de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Desenvolvido pela Prefeitura de Uberlândia para recuperar proteger, preservar e monitorar os córregos do perímetro urbano de Uberlândia, o projeto de lei que cria o programa Buriti Cidade foi aprovado pelo Legislativo. O programa será realizado por meio de uma parceria entre o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, com investimento de 0,5% do valor total da receita operacional do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), apurada no exercício anterior ao do investimento.

O Buriti Cidade prevê a correção de processos erosivos nos córregos urbanos, a ser executada pela equipe de drenagem pluvial; o plantio e a recomposição das áreas de preservação. Já a execução de gradil de proteção e calçamento será feito pela Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos.

Entre as ações previstas pelo Dmae na recuperação dos córregos, estão o desassoreamento das represas do Parque Santa Luzia e Camaru; ampliação e reforma dos dissipadores, além de limpeza dos vales. O objetivo é aumentar a reservação de água nas represas reduzindo o impacto das chuvas na área urbana. A revitalização das curvas naturais do córrego também reduz o impacto de chuvas intensas.

De acordo com o prefeito Odelmo Leão, a criação do Buriti Cidade é decorrente do sucesso alcançado pelo programa na preservação das nascentes dos rios Uberabinha, Araguari e ribeirão Bom Jardim. “O programa Buriti se tornou referência na preservação das nascentes. Os resultados são positivos na preservação ambiental e conscientização com os produtores rurais. Dessa forma queremos levar esses bons resultados para a área urbana e conscientizar a população”, afirmou.

Após sanção do Poder Executivo, o programa vai iniciar a recuperação pelo córrego Lagoinha na nascente próximo ao Poliesportivo Santa Luzia, na área de domínio público. O córrego possui cerca de sete quilômetros e passa pelos bairros Santa Luzia, Pampulha, Carajás, Lagoinha, Jardim Inconfidência e Vigilato Pereira. Os outros córregos previstos para receberem melhorias do Programa Buriti Cidade são o Córrego Liso e do Óleo.

Em outubro deste ano, o setor de drenagem pluvial realizou também a limpeza das passagens sob o córrego para retirada de arbustos e entulhos, melhorando o escoamento da água da chuva. Com o plantio, os processos erosivos serão reduzidos.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também