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Procon encerra 2020 líder do ranking de atendimentos em Minas Gerais

Com mais de 10 mil atendimentos, órgão municipal teve quase o dobro dos números de Belo Horizonte
18 de janeiro de 2021
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Apesar das dificuldades enfrentadas ao longo do último ano devido à pandemia da Covid-19, a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Uberlândia se destacou e terminou 2020 como o órgão que realizou mais atendimentos relacionados ao Código de Defesa de Consumidor em Minas Gerais. Com 10.300 atendimentos, a segunda maior cidade do Estado prestou quase o dobro de atendimentos de Belo Horizonte, por exemplo. Os dados são do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec).

“Foi um ano difícil, mas conseguimos atingir bons resultados dentro do nosso maior objetivo, que é a defesa dos direitos do consumidor. Mesmo com diversos atendimentos relacionados à Covid-19, nossos servidores se mantiveram atentos e trabalharam muito para seguir o que estabelece o Código de Defesa de Consumidor. Devemos lembrar ainda da mudança para a nossa sede própria viabilizada pelo prefeito Odelmo Leão em 2019, que nos deu melhores condições para realizar esses atendimentos ao longo de todo o ano passado”, destacou o superintendente do Procon Uberlândia, Egmar Ferraz.

Atendimentos

As denúncias realizadas pelos consumidores de forma presencial, virtual (online) ou por telefone tiveram diversas motivações dentro dos mais de 10 mil atendimentos relacionados à relação de consumo. As principais reclamações estiveram ligadas a assuntos financeiros, representado cerca de 35%. Já o setor de produtos ficou com o segundo lugar do ranking, com aproximadamente 19% dos atendimentos. A tabela conta ainda com serviços privados (17%), telecomunicações (16%) e serviços essenciais (4%). Os 9% restantes se englobam dentro da categoria “outros”, como os setores de saúde, habitação e alimentos.

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