Importante iniciativa da Prefeitura de Uberlândia para estreitar o contato com a população, a Ouvidoria Municipal já atendeu 1.032 moradores desde o início da operação, em setembro, até quarta-feira (10). O serviço é uma ferramenta gratuita que atua como um espaço de participação e controle da cidade. Para a população, está acessível pelo telefone 0800 942 0291 e pelo e-mail ouvidoria@uberlandia.mg.gov.br. (Confira aqui)
Por meio do recurso, o a administração recebe manifestações sobre os serviços municipais e, em seguida, analisa, orienta, encaminha às áreas responsáveis pelo tratamento ou apuração, responde ao manifestante e conclui a demanda. O prazo para resposta é de 30 dias, prorrogável por mais 30 dias. A única exceção é feita para as manifestações sobre saúde, que têm a “Ouvidoria da Saúde” como um canal próprio para essa finalidade (o telefone é 0800 940 1480).
Ao fazer denúncias ou reclamações pela Ouvidoria Municipal, o usuário pode optar por realizar um cadastro ou pelo anonimato. Entretanto, quem optar pelo anonimato não obterá um número de protocolo e resposta da ouvidoria para sua demanda.
A ideia é que, após a pandemia do coronavírus, o atendimento da ouvidoria também aconteça presencialmente. Por enquanto, o serviço está disponível remotamente, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 12h às 17h.
Linha direta com o Fala.BR
A página da Ouvidoria Municipal, no Portal da Prefeitura de Uberlândia, ainda possui ligação direta com a Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação do Governo Federal, o Fala.BR, utilizada para manifestações voltadas à esfera federal. O canal integrado pode ser acessado 24 horas por dia. (Acesse o link).
Saiba mais em: https://www.uberlandia.mg.gov.br/ouvidoria/