Notícias

Prefeitura orienta cidadãos sobre práticas de plantio de mudas

Município disponibiliza especialistas do Horto Municipal para orientar sobre o plantio correto em locais públicos
12 de fevereiro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Boas intenções sem a devida informação podem virar dor de cabeça. Em Uberlândia, são muitas as situações conflituosas em que a vegetação concorre pelo espaço da calçada, postes, placas, semáforos, edificações, redes aéreas e no subsolo. Por este motivo, mesmo com o objetivo de tornar a cidade mais arborizada, a espontaneidade e o desejo dos uberlandenses em plantar árvores em áreas públicas devem estar em conformidade com normas legais de arborização e com autorização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbano.

“Precisamos ressaltar que o plantio em qualquer área pública requer anuência do Município primeiramente. Por isso, é normal, em situações que não seguem esta necessidade, encontrarmos árvores em espaços impróprios, bem como espécies inadequadas para as caraterísticas locais Pedimos sempre para entrarem em contato com o Horto Municipal (veja mais abaixo), onde o munícipe receberá a devida orientação”, explicou o secretário municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, João Junior.

Prefeitura orienta cidadãos sobre práticas de plantio de mudas 1
Foto: Araípedes Luz – Secretaria de Governo e Comunicação / PMU

Em casos de mudas plantadas de forma irregular nos logradouros públicos, o Município tem que, por obrigação regulamentada pela lei Municipal 10.700/2011, retirá-las desses espaços por meio de transplantio para outros locais adequados.

Horto Municipal

Situado no complexo do Parque do Sabiá, o Horto Municipal conta com os profissionais para orientar sobre o plantio correto de árvores e outras espécies de plantas. Para receber essas informações, a população pode entrar em contato pelo telefone (34) 3213-6676 ou ir até ao local, na esquina da rua Benjamin Magalhães com a avenida Anselmo Alves dos Santos, bairro Tibery. O local está aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

“Nos deparamos, por exemplo, com um local que recebeu diversas mudas de forma irregular, já que não foi respeitado o espaçamento ideal entre elas e o ambiente também não era o adequado. Assim, as próprias mudas não sobreviverão, pois os nutrientes e água deste local não serão capazes de fortalecer a muda e, por consequência, o próprio solo também sofrerá”, reforçou o secretário.

Horto Municipal

Telefone: 34 – 3213-6676

Endereço: esquina da Rua Benjamin Magalhães com a avenida Anselmo Alves dos Santos, bairro Tibery;

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.bb

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também