Notícias

Deficientes visuais podem solicitar emissão da conta em braile

Solicitação pode ser feita presencialmente na Plataforma de Atendimento do Dmae
16 de fevereiro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) está cadastrando os interessados em receber a fatura de água em braile. O serviço começou em dezembro. O requerimento é feito na Plataforma de Atendimento da autarquia, de segunda a sexta, das 8h às 17h. O projeto oferece acessibilidade e inclusão social às pessoas com deficiência visual, além de garantir os direitos de informação nos boletos expedidos pelo órgão da administração indireta.

As contas vão seguir a mesma data de vencimento anterior e o registro da deficiência terá validade por um ano (após este período, é preciso recadastrar). Durante o cadastro, é imprescindível a apresentação de laudo médico que declare a deficiência visual, autodeclaração de alfabetização em braile, documentos pessoais, fatura atualizada do Dmae e contrato de locação do imóvel (se necessário).

Para o vice-presidente da Associação dos Deficientes Visuais de Uberlândia (Adeviudi), Roberto Carlos Pinto, a escrita especial e as tecnologias assistivas são essenciais para a inclusão e dignidade humana de pessoas com deficiência visual. “A iniciativa do Dmae é uma conquista para nós, teremos mais autonomia para ler a nossa fatura sem depender de terceiros”, disse.

Cartazes com avisos sobre o serviço foram fixados nas quatro associações de deficientes visuais da cidade. Para mais informações, o usuário pode ligar no Fone Fácil 115.

Serviço
O que é:
 Conta de água em braile
Como se cadastrar: Procurar a Plataforma de Atendimento do Dmae (avenida Rondon Pacheco, 6.400, Tibery).

Documentos necessários:

– Laudo médico que declara a deficiência visual
– Autodeclaração de alfabetização em braile
– Documentos pessoais (cópias)
– Fatura atualizada do Dmae (cópia)
– Contrato de locação do imóvel (se necessário)

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também