O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) está cadastrando os interessados em receber a fatura de água em braile. O serviço começou em dezembro. O requerimento é feito na Plataforma de Atendimento da autarquia, de segunda a sexta, das 8h às 17h. O projeto oferece acessibilidade e inclusão social às pessoas com deficiência visual, além de garantir os direitos de informação nos boletos expedidos pelo órgão da administração indireta.
As contas vão seguir a mesma data de vencimento anterior e o registro da deficiência terá validade por um ano (após este período, é preciso recadastrar). Durante o cadastro, é imprescindível a apresentação de laudo médico que declare a deficiência visual, autodeclaração de alfabetização em braile, documentos pessoais, fatura atualizada do Dmae e contrato de locação do imóvel (se necessário).
Para o vice-presidente da Associação dos Deficientes Visuais de Uberlândia (Adeviudi), Roberto Carlos Pinto, a escrita especial e as tecnologias assistivas são essenciais para a inclusão e dignidade humana de pessoas com deficiência visual. “A iniciativa do Dmae é uma conquista para nós, teremos mais autonomia para ler a nossa fatura sem depender de terceiros”, disse.
Cartazes com avisos sobre o serviço foram fixados nas quatro associações de deficientes visuais da cidade. Para mais informações, o usuário pode ligar no Fone Fácil 115.
Serviço
O que é: Conta de água em braile
Como se cadastrar: Procurar a Plataforma de Atendimento do Dmae (avenida Rondon Pacheco, 6.400, Tibery).
Documentos necessários:
– Laudo médico que declara a deficiência visual
– Autodeclaração de alfabetização em braile
– Documentos pessoais (cópias)
– Fatura atualizada do Dmae (cópia)
– Contrato de locação do imóvel (se necessário)