Notícias

Córrego Lagoinha passa por levantamento de campo do ‘Buriti Cidade’

Equipes trabalham no levantamento de dados topográficos para o projeto de drenagem
18 de fevereiro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) está fazendo, por meio do programa “Buriti Cidade”, o levantamento de campo do córrego Lagoinha. Essa ação visa coletar informações necessárias de variações do relevo e interferências no curso d’água para a elaboração do projeto executivo de drenagem do córrego. Esse estudo deverá ser concluído na próxima semana e o projeto, até o fim de maio.

Atualmente, duas equipes trabalham no levantamento: uma realiza a abertura de picada na área de mata e outra faz o levantamento dos dados topográficos. Os técnicos já percorreram 3.100 metros, de um total de 5.860 m, e estão trabalhando atualmente na avenida Juracy Junqueira de Rezende, no bairro Pampulha. O trecho total abrange as proximidades da BR-365 com a avenida João Naves de Ávila até a avenida Nicomedes Alves dos Santos.

De acordo com a diretora de Planejamento, Angélica Spirandelli, o levantamento de campo é fundamental para a elaboração do projeto executivo de drenagem pluvial do córrego Lagoinha. “Com isso, vamos descobrir os pontos onde é possível implementar a rede para um melhor escoamento e os pontos de represamento das águas pluviais”, explicou.

O programa “Buriti Cidade”, lançado recentemente pelo prefeito Odelmo Leão, visa recuperar, proteger, preservar e monitorar os córregos do perímetro urbano de Uberlândia. Sua execução é resultado de uma parceria entre o Dmae e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos.

Batimetria

No mês passado, o “Buriti Cidade” executou a medição da profundidade (batimetria) da lagoa do Parque Santa Luzia. A ação visa reconhecer os pontos mais rasos da represa, indicando onde há maior concentração de sedimentos e em quais locais deverá ser feito o desassoreamento.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também