Notícias

Dmae lança cartilha de serviços para auxiliar contribuintes

Na publicação, é possível entender sobre o funcionamento de hidrômetros, vistoria, aprovação de projetos, entre outros
22 de fevereiro de 2021

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) coloca à disposição do contribuinte a Cartilha de Serviços do Dmae. Na publicação, é possível encontrar todos os serviços prestados e a melhor forma de solicitar cada um. A proposta é auxiliar o munícipe em relação aos programas e processos realizados nas redes subterrâneas de água, esgoto e pluvial, além da coleta e destinação final de resíduos sólidos.

De acordo com o diretor geral do Dmae, Adicionaldo dos Reis Cardoso, a publicação aproxima o morador uberlandense dos serviços da autarquia. “A elaboração foi uma forma eficaz de disponibilizar informações à população e tirar todas as dúvidas. Temos uma gama extensa de serviços, o que acaba gerando dúvidas na hora de solicitar ou reclamar”, explicou.

A partir de uma leitura rápida e fácil, é possível entender melhor sobre o funcionamento de hidrômetros, vistoria, aprovação de projetos, solicitação de segunda via, refluxo de esgoto, coleta de resíduos sólidos, entre outras questões.

“A ligação de água, por exemplo, sempre desperta diversas dúvidas no consumidor. Às vezes, ele não sabe que já pode pedir a ligação da água no momento da construção da casa. E, com a cartilha em mãos, ele já terá todo conhecimento sobre como solicitar o procedimento, os prazos e os documentos necessários para cada tipo de edificação”, apontou Adicionaldo dos Reis.

Da mesma forma, no setor de esgoto, são apresentados os motivos para ocorrência de refluxo externo e interno e quais as providências necessárias para solucionar o problema, a fim de agilizar processos para o contribuinte. Além dos serviços básicos, a cartilha também apresenta algumas dicas simples para ajudar e instruir o leitor a adotar hábitos conscientes sobre o consumo de água e a reciclagem do lixo.

Como solicitar

Para buscar a sua própria cartilha, o contribuinte pode se dirigir até a Plataforma de Atendimento no Dmae. Pelo site, também estão disponíveis todas as informações publicadas na versão física.

Atendimento

O Dmae conta com diversos canais digitais e gratuitos para atender a população:

Destaques

Veja Também

Recursos Assistidos
Recursos Assistidos

Acessibilidade

Controle de fontes

Tamanho de fonte
Tipo de fonte
Espaço entre linhas
Tamanho de fonte

Auxílio de leitura

Leitor de sites
Lupa de conteúdos
Guia de leitura

Controle de cores

Inverter Cores

Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Se clicar em "Rejeitar Cookies", os cookies que não forem estritamente necessários serão desativados. Para escolher quais quer autorizar, clique em "Gerenciar cookies". Saiba mais em nossa Declaração de Cookies.

Configurações avançadas de cookies

Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.

Cookies estritamente necessários

Esses cookies permitem funcionalidades essenciais, tais como segurança, verificação de identidade e gestão de rede. Esses cookies não podem ser desativados em nossos sistemas. Embora sejam necessários, você pode bloquear esses cookies diretamente no seu navegador, mas isso pode comprometer sua experiência e prejudicar o funcionamento do site.

Cookies de terceiros

O portal uberlandia.mg.gov.br não tem controle sobre quais cookies de terceiros serão ativados. Alguns cookies de terceiros que podem ser encontrados ao acessar o portal:
Domínios: Google, Youtube, consulte mais em