O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) coloca à disposição do contribuinte a Cartilha de Serviços do Dmae. Na publicação, é possível encontrar todos os serviços prestados e a melhor forma de solicitar cada um. A proposta é auxiliar o munícipe em relação aos programas e processos realizados nas redes subterrâneas de água, esgoto e pluvial, além da coleta e destinação final de resíduos sólidos.
De acordo com o diretor geral do Dmae, Adicionaldo dos Reis Cardoso, a publicação aproxima o morador uberlandense dos serviços da autarquia. “A elaboração foi uma forma eficaz de disponibilizar informações à população e tirar todas as dúvidas. Temos uma gama extensa de serviços, o que acaba gerando dúvidas na hora de solicitar ou reclamar”, explicou.
A partir de uma leitura rápida e fácil, é possível entender melhor sobre o funcionamento de hidrômetros, vistoria, aprovação de projetos, solicitação de segunda via, refluxo de esgoto, coleta de resíduos sólidos, entre outras questões.
“A ligação de água, por exemplo, sempre desperta diversas dúvidas no consumidor. Às vezes, ele não sabe que já pode pedir a ligação da água no momento da construção da casa. E, com a cartilha em mãos, ele já terá todo conhecimento sobre como solicitar o procedimento, os prazos e os documentos necessários para cada tipo de edificação”, apontou Adicionaldo dos Reis.
Da mesma forma, no setor de esgoto, são apresentados os motivos para ocorrência de refluxo externo e interno e quais as providências necessárias para solucionar o problema, a fim de agilizar processos para o contribuinte. Além dos serviços básicos, a cartilha também apresenta algumas dicas simples para ajudar e instruir o leitor a adotar hábitos conscientes sobre o consumo de água e a reciclagem do lixo.
Como solicitar
Para buscar a sua própria cartilha, o contribuinte pode se dirigir até a Plataforma de Atendimento no Dmae. Pelo site, também estão disponíveis todas as informações publicadas na versão física.
Atendimento
O Dmae conta com diversos canais digitais e gratuitos para atender a população:
- Fone Fácil: 115
- Zap da Prefeitura: (34) 9.9774-0616
- E-mail: dmae.atendimento@uberlandia.mg.gov.br
- Redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter): @dmaeuberlandia
- Site: www.dmae.mg.gov.br