Notícias

Coleta seletiva reciclou mais de 1,3 mil toneladas de vidro em 2020

Volume aumentou 86,5% em relação a 2019
3 de março de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Comunicação Dmae

A parceria da cooperativa e associações de recicladores com o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) no Programa Coleta Seletiva contabiliza mais um resultado positivo. Em 2020, foram recicladas 1.313 toneladas de vidro. Este número representa aumento de 86,5% em relação a 2019. Entre os fatores que levaram a este bom resultado estão o desenvolvimento do Projeto Recicla Vidro, a ampliação da coleta seletiva, o aumento do consumo de bebidas alcóolicas e as doações de vasilhames diretamente às entidades pelos moradores.

De acordo com João Batista dos Passos, presidente da Associação de Recicladores e Catadores Autônomos (Arca), o projeto Recicla Vidro impactou de forma positiva a vida dos associados. “A reciclagem do vidro é responsável por grande parte da fonte de renda dos recicladores e, além disso, é com a venda deste material que estamos conseguindo pagar as prestações do triturador e da empilhadeira”.

Arthur Rosa Públio, supervisor de Gestão de Resíduos Sólidos do Dmae, ressalta que, “em 2020, foram recicladas 3.746 toneladas de lixo na cidade, de forma que a reciclagem de vidro representa 35% desse total”. O papelão, papel, vidro e plástico foram os materiais recicláveis mais recuperados neste mesmo ano.

Ao todo, o Projeto Recicla Vidro conta com três associações e uma cooperativa de recicladores e catadores (Arca, Coru, Arbe e Assotaiamã), sendo seu objetivo promover a coleta, o tratamento e a reciclagem de vidro em Uberlândia. Na Arca, a instalação de um triturador foi responsável pelo aumento de quatro toneladas na comercialização do vidro por mês, passando de 17 para 21 toneladas.

Benefícios

O vidro reciclado é 100% reaproveitado, reduz o volume de lixo nos aterros, economiza água e evita a extração de areia, matéria prima do vidro. Além de gerar renda para os recicladores, o processamento e a comercialização geram benefícios ambientais e econômicos. Quando não reciclado ou reutilizado, o vidro pode permanecer na natureza por cerca de 10 mil anos poluindo solos e águas.

Descarte

O vidro é um material que deve ser descartado com cuidado. Coloque os cacos de vidro dentro de garrafas PET e se possível identifique seu lixo. Para o recolhimento de recicláveis, Uberlândia conta com a Coleta Seletiva, que já atua em 45 bairros, e com a distribuição de Ecopontos da Prefeitura. Além disso, as cooperativas e associações parceiras possuem caçambas disponíveis. Para mais informações, entre em contato por meio do Fone Fácil 115, pelo e-mail coletaseletivauberlandia@gmail.com ou pelo (34) 3228-7744.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também