Uma força-tarefa para garantir a segurança sanitária e as regras de funcionamento do comércio foi realizada nesta quinta-feira (11) junto a vendedores ambulantes no centro da cidade, principalmente com os que atuavam na praça Tubal Viela. A ação faz parte da fase rígida do Plano Municipal de Funcionamento das Atividades Econômicas, a qual foi prorrogada pelo Núcleo Estratégico do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 até ao menos 19 de março.
Participaram da força-tarefa a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Uberlândia, a Polícia Militar, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos e a Vigilância Sanitária. Medidas como a de hoje se mostraram necessárias após criteriosas análises técnicas e científicas do agravamento da evolução da pandemia na cidade.
“Orientamos os comerciantes a interromperem suas atividades. Caso isso não seja respeitado, procederemos com apreensões das mercadorias. Acreditamos que haverá compreensão e respeito por parte dos envolvidos”, disse o superintendente do Procon, Egmar Ferraz. Segundo ele, a fiscalização continua de forma ininterrupta em toda a cidade.
Os moradores que perceberem qualquer irregularidade podem denunciar pelo telefone 151. Outra opção é o Zap da Prefeitura, no número (34) 99774-0616. Neste recurso, assim que o solicitante envia a mensagem, uma resposta automática oferece sete opções. Dentre elas, a pessoa deve escolher a número 3, referente ao Procon. A partir daí, podem ser feitas denúncias referentes a estabelecimentos abertos irregularmente e preços abusivos.
Sobre aglomerações de pessoas e festas clandestinas a denúncia deve ser feita diretamente para a Policia Militar, no telefone 190.
Canais de denúncia:
Zap da Prefeitura: (34) 99774-0616
Fale com o Procon: 151
Polícia Militar: 190
E-mail: procon@uberlandia.mg.gov.br
Site: faleprocon.uberlandia.mg.gov.br