Notícias

Ações do Dmae contribuem no combate ao Aedes aegypti

Atividades contemplam manutenções em bocas de lobo, eliminando criadouros do mosquito
15 de março de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
FOTO: COMUNICACÃO DMAE

O setor de drenagem pluvial do Departamento Municipal de Água Esgoto (Dmae) tem realizado ações de combate ao Aedes aegypti em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Nos últimos seis meses, foram realizadas 102 manutenções em bocas de lobo, eliminando criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. A ação tem sido realizada nos bairros, a partir da visita aos locais pelos agentes do CCZ que informam a necessidade da manutenção à autarquia.

De acordo com a supervisora de drenagem pluvial, Ana Flávia Medeiros, o Dmae realiza desobstruções, manutenções nos fundos das bocas de lobos, desobstruções de ramais e melhorias na estrutura, retirando os pontos de acúmulo de água e evitando locais que possam gerar criadouros do Aedes Aegypti. “É uma ação importante porque elimina os locais de acúmulo de água, prevenindo a proliferação do mosquito”, disse.

A supervisora explicou que o trabalho é feito em parceria com o CCZ desde setembro de 2019. Na época, após visitarem as ruas nos bairros, os agentes passaram a informar ao Setor de Drenagem Pluvial quais as bocas de lobos estavam com algum problema de funcionamento e riscos de empoçar água. “A iniciativa partiu do CCZ que criou um grupo, e, a partir do empenho de todos os envolvidos temos tidos ótimos resultados nos combates, nesta ação conjunta com outros setores de prefeitura de Uberlândia e com as diversas medidas de prevenção”, disse.

De setembro de 2020 a fevereiro de 2021, o setor realizou manutenções em bocas de lobo nos bairros Segismundo Pereira, Tubalina, Osvaldo Rezende, Morumbi, Luizote, Patrimônio, Laranjeiras, Minas Gerais, Planalto, Jaraguá, Saraiva, Santa Mônica, Morada da Colina, Guarani, Pacaembu, Tibery, Martins, Custódio Pereira, Presidente Roosevelt, entre outros.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também