Notícias

Uberlândia figura entre as 37 do Brasil rumo à universalização do saneamento básico

Pelo quarto ano consecutivo, cidade segue como referência de Minas Gerais no ranking da Abes; município é uma das duas únicas melhores ranqueadas do estado
16 de junho de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
FOTO MARLÚCIO FERREIRA

Uberlândia manteve a posição de destaque pelo quarto ano consecutivo no ranking ABES da Universalização do Saneamento, divulgado nesta terça-feira (15) pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes). A cidade se classifica na categoria Rumo à Universalização do Saneamento Básico, destinada aos municípios com mais de 489 pontos. Neste ano, a classificação do rumo à universalização foi alcançado apenas por 37 municípios de grande porte (com mais de 100 mil habitantes). Uberlândia alcançou 497,24 pontos dentro de 500 possíveis.

Pelo ranking, os municípios são avaliados em quatro categorias a partir dos serviços de saneamento oferecidos à população. Já na edição de 2020, o município havia atingido 494,93 pontos. A posição de destaque do município é decorrente dos indicadores alcançados ao longo dos anos no saneamento.

A cidade conta com Plano Municipal de Saneamento Básico, fornece água para 100% da população, trata 100% do esgoto coletado, atende 99% da coleta de resíduos sólidos e destina adequadamente 100% dos resíduos sólidos. Esses números colocam o município em destaque na primeira categoria.

A universalização do acesso aos serviços de saneamento básico é uma meta do Plano Nacional de Saneamento Básico que visa garantir abastecimento de água potável, coleta e tratamento de esgoto, coleta e destinação de resíduos sólidos a 100% da população. Conforme o ranking ABES, os municípios classificados no “Rumo à Universalização” estão mais próximos de atender toda a população, enquanto na outra ponta da tabela aparecem “Primeiros passos para a Universalização”, cujas localidades estão abaixo de 200 pontos (dos 500 possíveis).

Investimento contínuo

Os bons índices apontados no ranking decorrem dos investimentos contínuos por parte do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), autarquia da Prefeitura de Uberlândia, na melhoria dos serviços prestados à população. Mais de R$ 385 milhões já foram investidos no sistema de abastecimento e esgotamento sanitário nos últimos 16 anos.

O prefeito Odelmo Leão destaca que o saneamento e a qualidade da água são prioridades da Administração Municipal. “Investimos no saneamento em busca da qualidade de vida para a nossa gente, ao mesmo tempo atraímos novas investimentos para nossa cidade, assim, gerando novas oportunidades de negócios, renda e emprego”, afirmou.

Um exemplo citado pelo prefeito é a conclusão ETA Capim Branco, já em pré-operação, que é uma das maiores obras de saneamento em andamento no Brasil.  Quando definitivamente interligada às estações existentes  (Sucupira e Bom Jardim), vai garantir abastecimento para 1,5 milhão de pessoas.

Levantamento

Em sua quinta edição, o Ranking ABES da Universalização do Saneamento é um importante instrumento de análise do setor no Brasil. A partir de indicadores de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, coleta e destinação adequada de resíduos sólidos, o ranking identifica o quão próximo os municípios estão da universalização do saneamento. Apura ainda os impactos da ausência ou precariedade do saneamento na saúde da população.

O ranking edição 2021 reúne 1.670 municípios brasileiros que forneceram informações ao Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (Snis) referente a 2019. A organização da publicação divide os municípios em duas faixas populacionais: pequeno e médio porte (até 100 mil habitantes) e grande porte (acima de 100 mil). Os municípios que apresentaram as informações para o cálculo dos indicadores que compõem o ranking foram classificados em quatro categorias. A pontuação máxima possível é de 500 pontos, atingida quando o município alcança 100% em todos os cinco indicadores.

Confira o Ranking (clique aqui)

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também