Notícias

Obras de drenagem pluvial do bairro São Lucas atingem fase final

Trabalhos ocorrem nas ruas da Enfermeira e do Advogado; serviço já foi finalizado na rua do Estivador
29 de junho de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Com 80% dos trabalhos já concluídos, as obras de drenagem pluvial do bairro São Lucas já entraram na terceira e última etapa de serviços. Atualmente, as intervenções acontecem na rua da Enfermeira, onde a nova tubulação já foi instalada e ocorre agora a execução do meio fio. Já na rua do Advogado o trabalho ocorre com a escavação da via para a instalação das novas caixas de passagens.

“Dividimos essa obra em três etapas, iniciando na rua do Estivador, seguindo para a rua da Enfermeira, que está em fase de acabamento, e atuando agora na etapa final, que acontece na rua do Advogado. Essa será uma intervenção muito importante para a região do bairro São Lucas, gerando mais segurança para a população nos períodos de chuva”, disse o secretário municipal de Obras, Norberto Nunes.

Ao todo, serão 1.350 metros de rede pluvial implantadas. Neste pacote da obra, serão implementadas 26 caixas de passagens e poços de visita e executadas 42 bocas de lobo duplas. Um dissipador de concreto armado com uma soleira de descarga com 47 metros de comprimento foi implantado no final da extensão da rede.

Sobre Obra

O pacote de melhorias estruturais foi assinado em novembro de 2020, pelo prefeito Odelmo Leão, permitindo que as vias atendidas dobrem a sua capacidade de escoamento, o que gera mais segurança e conforto para a população. 

O novo sistema de drenagem irá funcionar de forma paralela ao já existente, dobrando a capacidade do sistema e melhorando, também, o escoamento para a avenida Getúlio Vargas. Além dos dois bairros citados, a obra também trará benefícios ao bairro Tubalina e região.

O projeto para realização do serviço foi realizado pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) e será executado com orçamento obtido por meio de financiamento feito com o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). Escolhida por meio de licitação, a empresa Sigma Engenharia será a responsável pela obra e os serviços serão fiscalizados pela Secretaria Municipal de Obras.

Prevenção

A obra acima é parte de um conjunto de ações realizadas pelo prefeito Odelmo Leão no sentido de prevenir e evitar os transtornos causados no período chuvoso em áreas mapeadas como setores de risco, como a avenida Getúlio Vargas, o Córrego Lagoinha, a represa do parque Santa Luzia e outras intervenções mitigatórias em todas regiões da cidade, como nos bairros São Lucas e Tibery, por exemplo.  Todas as obras e serviços que estão em implantação têm por finalidade a redução, prevenção de danos e riscos de desastre e preservação da vida.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também