A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth), abriu as inscrições para a segunda etapa do webinário sobre os direitos da criança e do adolescente. O evento é realizado com o apoio do Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), Ministério Público de Minas Gerais e Vara da Infância e da Juventude.
O seminário online acontece por meio da NECA – Associação de Pesquisadores e Formadores da Área da Criança e do Adolescente e as inscrições deverão ser feitas antecipadamente por esse link. O novo encontro acontece no dia 2 de agosto, das 10h à 12h, pela plataforma Zoom. O tema será “Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – Funcionamento e Estratégias de Ação”. Os participantes terão acesso a um certificado de duas horas.
A discussão é destinada, principalmente, aos conselheiros de Direitos da Criança e do Adolescente, assim como entidades da sociedade civil voltadas ao atendimento de crianças e adolescentes de Uberlândia. Assim como na primeira etapa, o webinário vai contar com a participação dos professores Cláudio Hortêncio Costa, advogado e mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC SP e Dayse Franco Bernardi, psicóloga, mestre em Psicologia Social (PUC/SP) e especialista em Psicologia Jurídica (CFP) e em Violência Doméstica Contra Crianças e Adolescentes (LACRI/USP/SP).
Para a secretária municipal do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth), Iracema Marques, todo o setor ligado à defesa da criança e do adolescente se fortalece com ações como essa. “Discutir sobre como o funcionamento e as estratégias de utilização do Fundo Municipal destinado a essa área é uma forma de promover mais políticas públicas que beneficiarão mais crianças e os adolescentes da nossa cidade”,
Primeira etapa
A primeira etapa, que aconteceu no dia1º de julho, tratou do tema “Sistema de Garantia de Direitos e o Papel do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente” e contou com a participação de mais de 300 pessoas, entre autoridades do setor e atuantes da área.