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Procon apresenta balanço de atendimentos do primeiro semestre de 2021

Bancos, telefonia, internet, escolas particulares e cartão de crédito estão entre as principais reclamações dos consumidores uberlandenses
3 de agosto de 2021
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Foto: Divulgação/Procon

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) divulgou balanço semestral dos atendimentos e taxas de resolução das queixas registradas na unidade. Com a função de defender os direitos do consumidor, através de processos administrativos, o Procon atua em relações de consumo, realizando inúmeros atendimentos diários, além de consultas via e-mails, telefones, acompanhamentos de processos em andamento, fiscalizações em estabelecimentos, entre outros.

De janeiro a junho de 2021, o órgão registrou 17.571 ligações pelo 151 e solucionou 1.784 demandas e 1.636 chamadas foram para consultas simples. Das demandas para as quais foi possível dar encaminhamento, 2.651 geraram Carta de Informação Preliminar (CIP), 1.843 processos administrativos foram abertos e 1.709 resultaram em conciliações.

Dentre as empresas com mais queixas estão instituições bancárias, telefonia, internet, escolas particulares e cartão de crédito, que não cumpriram com contratos, apresentaram problemas com serviços de atendimentos ao consumidor (SAC), demora na entrega de produtos, devolução de produtos com defeito e propaganda enganosa.

Durante o 1º semestre, 4.722 processos administrativos estavam em tramitação. O Procon ainda realizou 453 consultas de fiscalização e 191 autos (entre os de infração, constatação e notificação).

Balanço Procon 1° Semestre/2021

Diretoria de fiscalização

191 autos de infração/constatação/notificação

453 consultas de fiscalização

Diretoria de atendimento

17.571 ligações atendidas no 151

1784 Atendimento preliminar (solucionadas)

2651 CIP – Carta de Investigação Preliminar

1636 – Simples Consulta

Diretoria jurídica

1843 processos administrativos abertos

1709 conciliações

4722 Processos Administrativos em tramitação

O Procon é responsável por executar a Política Estadual de Defesa e Proteção dos Consumidores. Em Uberlândia, a superintendência conta com técnicos altamente capacitados, que atuam no desenvolvimento de atividades de atendimento e registro de reclamações contra fornecedores de produtos e serviços, fiscalização em cumprimento à legislação, pesquisa de preços e Educação para o Consumo junto aos moradores.

“O Procon é um órgão que tem a confiança da população, qualificado para conscientizar e auxiliar o cidadão sobre seus direitos e deveres e, desta forma, contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, completou o superintendente do Procon Uberlândia, Egmar Ferraz.

Atendimento Procon

Atendimento ao público:
Segunda a sexta-feira das 9h às 17h
Endereço: Avenida Benjamim Magalhães, 3, bairro Tibery

Agende seu atendimento:
Disque PROCON:  151
E-mail: procon@uberlandia.mg.gov.br

Fale com o Procon:
Clique e acesse o atendimento on-line

Informações e orientações:
Disque PROCON – 151 das 9h às 17h
E-mail: procon@uberlandia.mg.gov.br

Zap da Prefeitura

(34) 9.99774-0616, opção 3

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