As inscrições para o Palco Livre da 28ª edição do Festival de Dança do Triângulo se vão até 30 de setembro por meio de formulário preenchido na plataforma Google Forms. Todas as informações estão disponíveis na página de editais da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, no Portal da Prefeitura de Uberlândia (acesse aqui). O tema é “Nos desafios de um novo tempo”. O palco livre será exibido aos domingos do mês de outubro por meio da página da Prefeitura no Youtube.
Os artistas, grupos e companhias de dança interessados podem escolher entre duas categorias. A categoria livre é voltada para vídeos com coreografias de qualquer estilo e gravadas em qualquer espaço. A outra opção, categoria memória, é somente para gravações de coreografias completas apresentadas em edições dos Festivais de Dança do Triângulo anteriores a 2019).
Os vídeos precisam ter duração máxima de oito minutos, com boa qualidade de imagem e som. Filmagens pelo celular devem ser feitas na horizontal. Coreografias que forem gravadas sem músicas devem ter informação registrada no ato da inscrição. Os componentes das apresentações coletivas devem estar atentos ao uso de máscara durante o registro e ao limite de dez pessoas na coreografia.
O Festival de Dança do Triângulo teve a sua primeira edição em 1987. A Prefeitura assumiu a organização a partir da terceira. No ano de 2020, o evento precisou ficar parado por causa da crise do coronavírus em todo o mundo. Para este ano, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo preparou uma programação especial que pudesse ser exibida virtualmente, garantindo que o espetáculo alcançasse o maior número de pessoas possível sem desrespeitar as normas de biossegurança em vigor.