Para descentralizar os serviços gratuitos da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), a Prefeitura de Uberlândia lançou, nesta segunda-feira (22), o novo projeto itinerante do Procon Móvel. O veículo customizado que viabilizará a ação foi entregue em solenidade com a presença do superintendente do Procon municipal, Egmar Sousa Ferraz, e do procurador geral do Município, Geraldo Alves Mundim Neto, que representou o prefeito Odelmo Leão na ocasião.
A van do novo Procon Móvel está equipada com mesas, cadeiras, acesso à internet e computadores. A ideia é possibilitar, na prática, que o órgão municipal de proteção fique cada vez mais próximo do consumidor. O Procon de Uberlândia é o 2o de Minas Gerais a implementar esse tipo de iniciativa.
Na base móvel, que funcionará de segunda a sexta-feira, o consumidor poderá obter informações sobre os direitos do consumidor, registrar reclamações e denúncias. O projeto inclui ainda fiscalização ostensiva setorial com orientação a fornecedores e consumidores, ações de educação ambiental relacionadas ao consumo, atividades porta a porta para distribuição de cartilhas educativas e capacitação profissional com comerciantes.
O trabalho do Procon Móvel vai permitir que o órgão esteja presente em diversos lugares de Uberlândia, principalmente nos mais distantes do Centro, como centros comerciais de bairros, terminais de ônibus, distritos e nas principais praças. O projeto contempla trabalhar junto com outros projetos sociais da Prefeitura, integrando uma rede de assistência completa à comunidade.
De acordo com o superintendente do Procon, Egmar Ferraz, o objetivo é levar à população acesso à justiça, fomentar o consumo consciente responsável, assim como promover a educação financeira. “Queremos que a relação de consumo seja o centro das discussões, por isso, ampliamos o projeto e queremos trabalhar toda a rede que o envolve”. A meta é realizar nos próximos seis meses, cerca de 1 mil atendimentos na base móvel, palestras e visitar 100 estabelecimentos com atividades educativas.
Início atendimentos
A partir de terça-feira (23) até o dia 25 de novembro, o Procon Móvel estará estacionado no interior do shopping localizado na avenida João Naves de Ávila, 1331, no Tibery. Já do dia 29 de novembro a 03 de dezembro, o serviço estará no shopping do bairro Morada da Colina, localizado na avenida Paulo Gracindo, 15. A programação das semanas posteriores está em elaboração e será divulgada em breve. Durante os atendimentos, será respeitado o protocolo de biossegurança em vigor.
Disque Procon 151
O Procon Uberlândia acaba de instalar um novo sistema de telefonia digital. O Disque Procon 151 passa a contar com uma solução de comunicação integrada com ampliação de linhas e ramais de atendimento, além da implantação de contact center. À princípio são seis posições de atendimento já em funcionamento. Pelo novo sistema, é possível saber a quantidade de ligações recebidas, quantos consumidores estão na fila de atendimento, informar o cidadão sobre sua posição na fila, mensagem de horário de atendimento e ainda implementação de relatórios gerenciais. Ao ligar, o consumidor tem opção de selecionar o menu de acordo com o setor o qual deseja-se o atendimento.
“Por meio dessa solução integrada, os atendimentos à população se tornaram mais eficazes e personalizados. Pelos números já é possível verificar êxito no novo serviço. Em setembro (sistema antigo) registramos 1.875 chamadas atendidas. Já em outubro (novo sistema), foram 3.766 ligações atendidas e, em novembro, devemos fechar o mês com 4 mil atendimentos pelo Disque Procon 151”, informou o superintendente Egmar Ferraz. O novo sistema substituiu uma central analógica de 20 anos.
O atendimento do Procon também continua em outros canais, como: www.faleprocon.mg.gov.br, www.consumidor.gov.br, pelo e-mail (procon@uberlandia.mg.gov.br) e pelo Zap da Prefeitura (34-99774-0616). O atendimento presencial fica na avenida Benjamin Magalhães, 3, no bairro Tibery. Agende seu atendimento pelo 151 e evite filas.
Dr. Roberto Matos de Brito
Pela Lei 13.372, de 14 de agosto de 2020, fica instituído a nomeação da sede da Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon) Uberlândia de Dr. Roberto Matos de Brito. O advogado atuou desde 1978, passando por vários escritórios de Uberlândia até, na companhia dos três filhos, montar seu próprio escritório. Como destaque durante sua carreira, foi eleito profissional pela Aitmap em 1999 e homenageado pela Comenda Augusto César e pela Câmara Municipal como Advogado Destaque do Ano de 2013 por sua atuação em direito bancário. Foi ainda presidente da OAB Uberlândia de 1998 a 2000. Dr. Roberto Matos faleceu aos 70 anos e deixou viúva, Maria Luiza Zago de Brito, além dos filhos Marcus Zago de Brito, Lucimeire Zago de Brito, Túlio Zago de Brito e Caio Vinicius Oliveira de Brito.
Procon Móvel
– O serviço é gratuito e não é necessário fazer agendamento
– O consumidor pode tirar dúvidas ou registrar reclamações
– Para abrir um procedimento, é necessário levar cópias dos documentos pessoais, dos contratos firmados entre as partes, comprovantes da aquisição do bem e números de protocolo de reclamações junto às empresas.