Notícias

Procon realiza 167 fiscalizações orientativas durante Black Friday

Nesta sexta-feira (26), 15 equipes circularam nos principais centros comerciais; Procon Móvel realizou atendimentos e orientação aos consumidores
26 de novembro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Comunicação / Procon

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) esteve presente com equipes de fiscalização e apoio nos principais pontos comerciais nesta sexta-feira (26) na Operação Black Friday. Foram realizadas 167 fiscalizações orientativas/educativas e um auto de infração. No Procon Móvel, estacionado na Praça Tubal Vilela, centenas de consumidores foram orientados. Cerca de 30 servidores participaram das ações.

As principais irregularidades encontradas durante a operação em Uberlândia foram a falta de precificação aparente nas mercadorias; ausência de identificação de quais produtos estavam com descontos da Black Friday; promoções falsas; além de descumprimentos das regras de biossegurança relacionadas ao Covid-19, conforme o Plano Municipal de Funcionamento das Atividades Econômicas.

“Ainda estamos em pandemia e é responsabilidade do lojista o controle da fila, dentro e fora do estabelecimento. Orientamos uma das empesas a suspender o atendimento para organizarem o distanciamento recomendado com possibilidade de advertência, caso continuassem as irregularidades. Além de todas as questões relacionadas ao consumo, temos que garantir os protocolos de segurança”, disse Egmar Ferraz, Superintendente do Procon.

Pesquisa

Como forma preventiva à prática de preços abusivos na Black Friday, no decorrer de novembro os estabelecimentos comerciais foram visitados pelos fiscais para o levantamento de preços. Diante da pesquisa, o Procon verificou o valor dos itens comercializados para apurar possíveis maquiagens de preço.

Procon realiza 167 fiscalizações orientativas durante Black Friday 1
Comunicação / Procon

Atendimento

O consumidor tem à disposição os canais oficiais de atendimento do Procon: Disque Procon 151 (segunda a sexta, das 9h às 17h), Zap da Prefeitura (34 99774-0616) e ainda o faleprocon.uberlandia.mg.gov.br e consumidor.gov.br. A sede do Procon fica na avenida Benjamin Magalhães, 3, no bairro Tibery, com funcionamento das 9h às 17h, de segunda à sexta-feira.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também