Notícias

Procon Móvel realiza mais de 300 atendimentos em Uberlândia no ano de 2021

Veículo tipo van recebeu a população de segunda à sexta-feira em locais diversos
11 de janeiro de 2022
Secretaria de Governo e Comunicação/PMU

O Procon Móvel, programa da Prefeitura de Uberlândia, realizou 329 atendimentos durante o primeiro mês de atuação em 2021. O programa, lançado em novembro pela Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), iniciou os atendimentos pelo Center Shopping, passando pelo Uberlândia Shopping, Pratic Shopping e praça Tubal Vilela, onde a van ficou estacionada por duas semanas. Em 22 dias úteis, o serviço esteve à disposição da população para auxiliar em relação aos direitos do consumidor.

Segundo o superintendente do Procon, Egmar Ferraz, o primeiro mês de atividades serviu para  verificar como seria a demanda da população com o novo serviço e quais os ajustes necessários. “Ficamos bem satisfeitos com a quantidade de atendimentos presenciais gerados na van, além de centenas de informações repassadas ao contribuinte. A meta inicial era realizar, em seis meses, cerca de mil atendimentos. Já podemos ver que iremos ultrapassar os objetivos”. A expectativa é que em 2022 o serviço se torne referência descentralizada em atendimentos.

Estrutura

A van do novo Procon Móvel está equipada com mesas, cadeiras, acesso à internet e computadores. O programa possibilita que o órgão municipal de proteção ao consumidor fique cada vez mais próximo do consumidor. O Procon de Uberlândia é o 2o de Minas Gerais a implementar esse tipo de iniciativa.

Procon Móvel realiza mais de 300 atendimentos em Uberlândia no ano de 2021 1
Secretaria de Governo e Comunicação/PMU

Na base móvel, que funciona de segunda a sexta-feira, o consumidor pode obter informações sobre os direitos do consumidor, registrar reclamações e denúncias. O programa contempla, ainda, fiscalização ostensiva setorial com orientação a fornecedores e consumidores, ações de educação ambiental relacionadas ao consumo, atividades porta a porta para distribuição de cartilhas educativas e capacitação profissional com comerciantes.

Bairros

O trabalho do Procon Móvel permite que o órgão esteja presente em diversos lugares de Uberlândia, principalmente nos mais distantes do Centro, como centros comerciais de bairros, terminais de ônibus, distritos e nas principais praças. O programa contempla trabalhar junto com outros projetos sociais da Prefeitura, integrando uma rede de assistência completa à comunidade. ”Estamos levando à população acesso à justiça, fomentando o consumo consciente responsável, assim como a promoção da educação financeira”.

Atendimento 

Para registro de reclamações ou informações, o consumidor tem à disposição alguns canais de atendimento, como: faleprocon.mg.gov.brconsumidor.gov.br, o e-mail (procon@uberlandia.mg.gov.br),o Zap da Prefeitura (34-99774-0616) e o Disque Procon 151. O atendimento presencial fica na avenida Benjamin Magalhães, 3, no bairro Tibery.

Procon Móvel realiza mais de 300 atendimentos em Uberlândia no ano de 2021 2
Secretaria de Governo e Comunicação/PMU
  • Procon Móvel
    • O serviço é gratuito e não é necessário fazer agendamento
    • O consumidor pode tirar dúvidas ou registrar reclamações
    • Para abrir um procedimento, é necessário levar cópias dos documentos pessoais, dos contratos firmados entre as partes, comprovantes da aquisição do bem e números de protocolo de reclamações junto às empresas.

Destaques

Veja Também

Recursos Assistidos
Recursos Assistidos

Acessibilidade

Controle de fontes

Tamanho de fonte
Tipo de fonte
Espaço entre linhas
Tamanho de fonte

Auxílio de leitura

Leitor de sites
Lupa de conteúdos
Guia de leitura

Controle de cores

Inverter Cores

Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Se clicar em "Rejeitar Cookies", os cookies que não forem estritamente necessários serão desativados. Para escolher quais quer autorizar, clique em "Gerenciar cookies". Saiba mais em nossa Declaração de Cookies.

Configurações avançadas de cookies

Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.

Cookies estritamente necessários

Esses cookies permitem funcionalidades essenciais, tais como segurança, verificação de identidade e gestão de rede. Esses cookies não podem ser desativados em nossos sistemas. Embora sejam necessários, você pode bloquear esses cookies diretamente no seu navegador, mas isso pode comprometer sua experiência e prejudicar o funcionamento do site.

Cookies de terceiros

O portal uberlandia.mg.gov.br não tem controle sobre quais cookies de terceiros serão ativados. Alguns cookies de terceiros que podem ser encontrados ao acessar o portal:
Domínios: Google, Youtube, consulte mais em