Notícias

Prefeitura inicia projeto de ecobarreiras nos parques municipais

Instalação de estruturas integra ações de preservação e apoio à educação ambiental
15 de março de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Uma nova ação promovida pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, vai proporcionar educação ambiental, além de proteger o leito de córregos em parques urbanos do município. Trata-se da instalação de ecobarreiras, que são estruturas usadas para minimizar o impacto causado pelo descarte irregular de lixo.

“Nosso propósito é mostrar que, com uma estrutura muito simples de materiais reaproveitados, você pode, por exemplo, retirar do córrego parte do material que flutua, como plásticos e pets”, explica o diretor de parques e biodiversidades, Tarcísio de Sousa. “Como recebemos visitas de escolas, essa iniciativa é uma oportunidade para que os estudantes visualizem melhor como a falta de cuidado com a destinação do lixo pode prejudicar a preservação de rios e córregos.

Na tarde desta terça-feira (15), a equipe da secretaria colocou uma ecobarreira de oito metros de extensão no leito do córrego Liso, que tem nascente no Parque Municipal Victório Siquierolli, localizado na zona norte de Uberlândia. Há ainda ecobarreiras no córrego Vinhedos, do Parque Gávea, e no córrego Lagoinha, do Parque Santa Luzia.

As ecobarreiras são produzidas com tambores plásticos envolvidos em redes que, posteriormente, são fixadas de uma margem até a outra do córrego. Os materiais utilizados para a confecção das ecobarreiras são todos reutilizados, não gerando prejuízo à natureza.

As escolas interessadas em conhecer o funcionamento das ecobarreiras podem agendar visitas aos parques com o Núcleo de Educação Ambiental, pelo 3212-1692. As visitas são guiadas por educadores ambientais dos parques.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também