Notícias

Palestras sobre os Remineralizadores de solos e Bioinsumos marcam primeiro dia da Femec

Palestrantes apresentaram os estudos e resultados dos novos minerais no Triângulo Mineiro capazes de atender a nova realidade da agricultura brasileira
23 de março de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Fotos: Valter de Paula – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

O primeiro dia da programação técnica da Feira do Agronegócio Mineiro (Femec – 2022) foi marcado por apresentações com valiosas informações para o setor. Explanadas por pesquisadores e especialistas, um ciclo de palestra sobre remineralizadores de solos e bioinsumos como uma nova realidade da agricultura brasileira atraiu centenas de interessados que ocuparam o auditório do pavilhão. O evento, que aconteceu nesta tarde de terça-feira (22), no Parque de Exposições Camaru, foi aberto pelo Prefeito Odelmo Leão, que reforçou a importância dos estudos sobre o pó de rocha para o agronegócio, como o Basalto do Triângulo Mineiro, que teve repercussão em âmbito nacional.

“Temos orgulho de incentivar e apoiar o que está acontecendo aqui hoje. Este é um assunto que interessa muito aos produtores rurais. O nosso pó de rocha tem o potencial de revolucionar o campo.  O profissionalismo, a experiência e a inteligência de cada palestrante aqui, de cada pesquisador, renovam e modernizam o trabalho no campo deste país. Quero aproveitar e homenagear cada um pela competência e agradecer também o esforço da nossa Secretaria de Agronegócio, Economia e Inovação que, ao lado da Prefeitura, incentiva as pesquisas na área para levar soluções sustentáveis e modernas”, enfatizou o prefeito Odelmo Leão.

A abertura do ciclo de palestras também contou com a presença da secretária municipal de Governo e Comunicação, Ana Paula Junqueira, da secretária municipal de Agronegócio, Economia e Inovação, Thalita Jorge, e do secretário municipal de Gestão Estratégica, Raphael Silveira.

Para a agrônoma e participante do evento, Catarina Dalagnol, as palestras são imprescindíveis para a atualização do profissional do campo. “É de suma importância para a cidade, para a região, para o país e principalmente para cada trabalhador da área. A Femec é uma feira muito conceituada no Brasil inteiro e hoje a palestra foi imperdível, com os palestrantes trazendo a novidade do agro que é o basalto. É muita gente curiosa querendo saber o que vai agregar e potencializar a produção, e por isso, estou feliz em estar aqui”, pontuou a agrônoma.  

Palestras sobre os Remineralizadores de solos e Bioinsumos marcam primeiro dia da Femec 1
Fotos: Valter de Paula – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

   Palestras e profissionais homenageados no primeiro dia da Femec 2022

  • Tema: “A importância do Basalto como remineralizador de solo” com Éder Martins, pesquisador da Embrapa Cerrados
  • Tema: “Pesquisa de campo e caracterização de remineralizadores de solos da região de Uberlândia” com o presidente Esteves Colnago e a Pesquisadora Magda Bergman do Programa Nacional de Remineralizadores do Serviço Geológico do Brasil – CPRM. 
  • Tema: “Bioinsumos: situação atual e perspectivas”, com a pesquisadora Valéria Martins, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
  • Tema: “Resultados dos experimentos do Basalto em Uberlândia” com a professora Dra. Adriane de Andrade da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Parcerias firmadas nesta terça-feira (22)

Ainda hoje, a Prefeitura de Uberlândia firmou importantes parcerias com o Banco do Brasil e com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), as quais irão facilitar o acesso de mineradoras e produtores rurais a linha de crédito para apoio na produção e comercialização de remineralizadores de solo (como o pó de basalto) e para expandir as pesquisas na região em torno das rochas ricas em minerais necessários à fertilização do solo (clique aqui). Confira aqui a programação e mais informações da Feira do Agronegócio Mineiro (veja aqui)

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também