No primeiro trimestre deste ano, o Procon Uberlândia realizou 3.731atendimentos ao público, um percentual 26,69% maior que no mesmo período do ano passado, quando teve 2.945 registos. O número elevado está relacionado à retomada da economia frente à pandemia. Em 2021, Uberlândia foi a segundo em número de atendimentos realizados em Minas Gerais com 12.003 procedimentos abertos e resolutividade de 73% em favor do consumidor. A unidade está entre os cinco Procons mais atuantes do Estado desde 2017.
Outro dado que apresentou aumento considerável de janeiro a março deste ano é a quantidade de ligações recebidas pelo Disque Procon, que passou de 11.713 para 14.150, 20,8% de crescimento. “Tivemos nesse ano um grande avanço na central do 151 que, por limitação técnica, deixava o consumidor aguardando muito tempo até receber o atendimento. Desde o fim do ano passado, está em funcionamento um sistema de telefonia digital com ampliação de linhas e ramais de atendimento, além de contact center”, explicou Egmar Ferraz, superintendente do Procon.
Entre as empresas com mais queixas estão telefonia, instituições bancárias, faculdades particulares e lojas de eletrodomésticos, que não cumpriram com contratos, apresentaram problemas com serviços de atendimentos ao consumidor (SAC), demora na entrega de produtos, devolução de produtos com defeito e propaganda enganosa.
O Procon atua nas relações de consumo, realizando atendimentos diários, além de consultas via e-mail, telefone, acompanhamentos de processos e fiscalizações em cumprimento à legislação. Para registrar sua reclamação, está disponível o faleprocon.uberlandia.mg.gov.br e o atendimento presencial, na avenida Benjamin Magalhães, 3, Tibery. Além do Disque Procon 151 (segunda a sexta, das 9h às 17h), disponível para agendamentos, consultas e orientações. O consumidor tem ainda o Zap da Prefeitura: (34)99774-0616.