Notícias

Levantamento do Procon aponta aumento de 26% no número de atendimentos

Balanço registrou que 3.731 procedimentos foram abertos, enquanto em 2021, no mesmo período, foram 2.945
12 de abril de 2022
Foto: Secretaria de Governo e Comunicação / PMU

No primeiro trimestre deste ano, o Procon Uberlândia realizou 3.731atendimentos ao público, um percentual 26,69% maior que no mesmo período do ano passado, quando teve 2.945 registos. O número elevado está relacionado à retomada da economia frente à pandemia. Em 2021, Uberlândia foi a segundo em número de atendimentos realizados em Minas Gerais com 12.003 procedimentos abertos e resolutividade de 73% em favor do consumidor. A unidade está entre os cinco Procons mais atuantes do Estado desde 2017.

Outro dado que apresentou aumento considerável de janeiro a março deste ano é a quantidade de ligações recebidas pelo Disque Procon, que passou de 11.713 para 14.150, 20,8% de crescimento. “Tivemos nesse ano um grande avanço na central do 151 que, por limitação técnica, deixava o consumidor aguardando muito tempo até receber o atendimento. Desde o fim do ano passado, está em funcionamento um sistema de telefonia digital com ampliação de linhas e ramais de atendimento, além de contact center”, explicou Egmar Ferraz, superintendente do Procon.

Entre as empresas com mais queixas estão telefonia, instituições bancárias, faculdades particulares e lojas de eletrodomésticos, que não cumpriram com contratos, apresentaram problemas com serviços de atendimentos ao consumidor (SAC), demora na entrega de produtos, devolução de produtos com defeito e propaganda enganosa.

O Procon atua nas relações de consumo, realizando atendimentos diários, além de consultas via e-mail, telefone, acompanhamentos de processos e fiscalizações em cumprimento à legislação. Para registrar sua reclamação, está disponível o faleprocon.uberlandia.mg.gov.br e o atendimento presencial, na avenida Benjamin Magalhães, 3, Tibery. Além do Disque Procon 151 (segunda a sexta, das 9h às 17h), disponível para agendamentos, consultas e orientações. O consumidor tem ainda o Zap da Prefeitura: (34)99774-0616.

Destaques

Veja Também

Recursos Assistidos
Recursos Assistidos

Acessibilidade

Controle de fontes

Tamanho de fonte
Tipo de fonte
Espaço entre linhas
Tamanho de fonte

Auxílio de leitura

Leitor de sites
Lupa de conteúdos
Guia de leitura

Controle de cores

Inverter Cores

Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Se clicar em "Rejeitar Cookies", os cookies que não forem estritamente necessários serão desativados. Para escolher quais quer autorizar, clique em "Gerenciar cookies". Saiba mais em nossa Declaração de Cookies.

Configurações avançadas de cookies

Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.

Cookies estritamente necessários

Esses cookies permitem funcionalidades essenciais, tais como segurança, verificação de identidade e gestão de rede. Esses cookies não podem ser desativados em nossos sistemas. Embora sejam necessários, você pode bloquear esses cookies diretamente no seu navegador, mas isso pode comprometer sua experiência e prejudicar o funcionamento do site.

Cookies de terceiros

O portal uberlandia.mg.gov.br não tem controle sobre quais cookies de terceiros serão ativados. Alguns cookies de terceiros que podem ser encontrados ao acessar o portal:
Domínios: Google, Youtube, consulte mais em