Notícias

Uberlândia gera mais de 2 mil empregos no 1º trimestre de 2022

Apenas em março, foram 840 postos de trabalhos criados, de acordo com o Caged do Ministério do Trabalho e Previdência
28 de abril de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Secretaria de Governo e Comunicação- PMU

O mercado de trabalho de Uberlândia segue registrando bons resultados. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta quinta-feira (28) pelo Ministério do Trabalho e Previdência, a cidade contabilizou saldo positivos de 840 postos de trabalho abertos em março. No primeiro trimestre, o número de admissões superou os desligamentos em 2.089 empregos.

Considerando apenas o mês de março, houve 12.174 contratações contra 11.334 desligamentos. O setor de “Serviços” puxou o desempenho, com saldo positivo de 562 vagas. Na sequência, em geração de emprego, estão os segmentos de “Comércio” (+ 252), “Indústria” (+ 134) e Agropecuária (+ 66).

“Nossa cidade tem se mantido com boa resiliência, embora, como todos sabem, a realidade nacional e mesmo mundial continue desafiadora. Mas vamos seguindo, com muito trabalho, procurando criar oportunidades e condições para que a economia em Uberlândia continue em expansão, gerando emprego e renda para a nossa população”, avaliou o prefeito Odelmo Leão.

Pela expansão do mercado de trabalho

A Prefeitura de Uberlândia atua em diversas frentes para apoiar a geração de emprego e renda no município. Como facilitadora do acesso aos serviços públicos, a administração municipal atende virtualmente quase 100% de todos tipos de solicitações recebidas.

Para construção e autorização de empreendimentos, existem o Alvará num CliqueRestrição Urbanística Online e Projeto Hidrossanitário num Clique. Há ainda o Alvará Sanitário Online (exclusivo para empreendimentos de baixo risco) e o Protocolo Online (por onde são solicitados o alvará sanitário de alto risco e o projeto arquitetônico).

Quem busca abrir uma empresa tem o caminho facilitado por meio do sistema Integrador Municipal, que interliga a base de informações de Município, Estado e Receita Federal. Já o empreendedor interessado em participar das compras públicas pode se informar sobre os editais abertos no portal Fornece Fácil.

Na busca por mão de obra qualificada, o empreendedor também encontra apoio do Município, que, desde agosto de 2020, está à frente do escritório local do Sistema Nacional de Emprego (Sine). Apenas em 2021, a unidade captou mais de 14 mil vagas e realizou mais de 100 mil atendimentos, entre os quais está o encaminhamento para a capacitação nos centros profissionalizantes municipais. 

Além disso, segue em andamento o programa “Ela Segura”, viabilizado por meio do Instituto Rede Mulher Empreendedora (Irme), que tem uma plataforma online de capacitação profissional gratuita. No segundo semestre de 2021, 781 uberlandenses participaram da formação e 25 foram selecionadas para receberem o auxílio financeiro pago pelo Irme.

Neste ano, além de poderem se capacitar pela internet, as interessadas podem se cadastrar para maratonar os cursos em escolas do município.

Confira dados na fonte: http://pdet.mte.gov.br/novo-caged

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também