Notícias

Procon Uberlândia divulga pesquisa para o Dia dos Namorados

Outra amostragem de preços em motéis será realizada em junho, mês da data comemorativa
12 de maio de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Secretaria de Governo e Comunicação / PMU

A um mês do Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho, o Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Uberlândia divulga pesquisa de preço em motéis da cidade. Foram analisados o valor do serviço em 29 estabelecimentos, sendo que, destes, cinco não foram encontrados ou não quiseram participar do levantamento. Embora as empresas ainda não tenham informado as promoções específicas para a data, a pesquisa é direcionada ao monitoramento da variação de preço no setor. No início de junho, outra amostragem será realizada.

Os valores informados levam em consideração as suítes mais procuradas (standard e luxo) e o tempo médio de 1 hora, além de pernoite com café da manhã. Nesse serviço, em estabelecimentos distintos, a diferença chega a R$ 175,00. O Procon não se responsabiliza por eventuais alterações de preços informados e praticados pelos estabelecimentos, assim como não certifica ou garante a qualidade dos serviços ofertados. Caso o consumidor tenha alguma dúvida, deverá recorrer aos canais de denúncias ou atendimento do órgão.

Confira a pesquisa completa clicando AQUI.

Para facilitar a aquisição de presentes, o Procon vai realizar ainda uma outra pesquisa de preços envolvendo os itens de maior procura para presentear nessa data, ou seja, produtos de floricultura, relógios e perfumes. A previsão de divulgação é para junho.

Dicas

Para os consumidores que vão adquirir produtos ou contratar serviços típicos para a data, as orientações do Procon são para fazer pesquisa de preços e evitar a compra por impulso. Antes de adquirir um produto em promoção verifique se as vantagens oferecidas atendem às necessidades de quem compra e de quem será presenteado no que diz respeito ao preço, quantidade e qualidade.

Para quem deseja fazer a compra pela internet, é preciso buscar recomendações e informações sobre o site, inclusive se o fornecedor tem endereço físico, CNPJ e se disponibiliza canal de atendimento ao consumidor.  De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, para compras feitas em sites, redes sociais e telefone, os consumidores têm sete dias para se arrepender, cancelar a compra, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta. O prazo passa a contar da data de entrega do produto.

Já para as compras físicas, onde o consumidor está na loja, a maioria dos estabelecimentos autoriza o cliente a escolher outra mercadoria, porém, isso é uma decisão tomada pelo fornecedor, e não obrigação imposta por lei. Por isso, é essencial atentar-se às políticas de troca praticadas por cada estabelecimento.

História

O Dia dos Namorados é uma data comemorativa não oficial. No Brasil, foi escolhido o dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio, considerado o “santo casamenteiro” para a comemoração. Entretanto e outros países, a exemplo dos Estados Unidos, a comemoração ocorre em 14 de fevereiro – dia de São Valentim ou Valentine’s Day.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também