Notícias

Secretaria Municipal de Trânsito apresenta balanço semestral de ações

Instalação de rampas, construção de calçadas e instalação de semáforos estão dentro das melhorias dos primeiros seis meses do ano
6 de julho de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Foto: Araípedes Luz / Secretaria de Governo e Comunicação / PMU

A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran), realizou o balanço de ações e obras do primeiro semestre de 2022. Veja abaixo a relação de melhorias.

Acessibilidade

Na área de acessibilidade, as melhorias fazem parte de um investimento assinado pelo prefeito Odelmo Leão, que busca atender às necessidades da população, com a construção de rampas de acesso, instalação de semáforos e reforma de calçadas pela cidade.

“Dentro da programação da Settran, as obras de melhoria da acessibilidade do trânsito de Uberlândia não param. Todo o município será atendido de acordo com as demandas apresentadas, mais de 1 mil rampas serão construídas, permitindo um suporte para quem tem limitações de locomoção, além da instalação de novos semáforos em locais onde há necessidade, oportunizando assim melhorias em toda a acessibilidade do município”, pontuou Divonei Gonçalves, secretário municipal de Trânsito e Transportes.

As obras estão sendo desempenhadas pela Sitran Sinalização de Trânsito Industrial Ltda, empresa licitada e responsável pelos serviços. Já foram executadas a construção de 68 novas rampas de acesso, entre vias e calçadas, nos bairros Morumbi, Alvorada, Integração e Santa Mônica. Também foram instalados seis semáforos nas vias: av. Dos Titos com a av. Serra da Bodoquena – Bairro São Jorge;  av. José Fonseca e Silva com a av. Estela Saraiva de Peano – Bairro Luizote de Freitas; av. Constelação com a Rua Paulo de Tarso – Bairro Pacaembú;  av. Belarmino Cotta Pacheco x Rua Antônio Fortunato – Bairro Santa Mônica;  av. Silvio Rugani com a av. Uirapuru (semáforo para travessia de pedestres) – Bairro Tubalina; E na av. Jaime de Barros com a av. Angelino Favato – Bairro São Jorge.

Secretaria Municipal de Trânsito apresenta balanço semestral de ações 1
Foto: Danilo Henriques / Secretaria de Governo e Comunicação / PMU

Sinalização

Foram implantados 38 redutores de velocidade, divididos entre os bairros São Jorge, Granada, Jardim Inconfidência, Marta Helena, Morumbi, Jardim Finotti, Santa Mônica, Custódio Pereira, Shopping Park, Distrito Industrial, Jardim Brasília, Nossa Senhora das Graças, Martins, Lagoinha, Jardim Sul, Jardim Europa, Maravilha, Jardim Canaã, além da abertura de 10 Canteiros, nos bairros Granada, Jardim Inconfidência, Gávea, Pampulha, Residencial Integração, São Jorge, Cidade Jardim, Jardim Canaã e Jaraguá.

Um total de trinta mil m2 de Sinalização Horizontal foram realizadas e a instalação de 900 placas de Sinalização Vertical, atendendo os setores Central e Norte (dois bairros); Setor Leste (dez bairros); Setor Oeste (dez bairros); Setor Sul (nove bairros), totalizando 31 bairros.

Transporte público

O Sistema Integrado de Transportes (SIT) atendeu de janeiro a maio de 2022 o total de 16.071.020 usuários. Foram realizadas no mesmo período, 531.819,1 viagens. Também foi realizada a reforma interna e externa das Estações de Embarque e Desembarque do Corredor João Naves e Segismundo Pereira.

Secretaria Municipal de Trânsito apresenta balanço semestral de ações 2
Foto: Valter de Paula / Secretaria de Governo e Comunicação / PMU

A Settran também emitiu 299 cartões Passe-livre, 1.393 novas credenciais para estacionamento em vaga especial para idosos e 174 renovação de credenciais; 129 novas credenciais foram emitidas para estacionamento em vaga especial e 32 foram renovadas e um total de 1.921 usuário foram atendidos pelo sistema de transporte Especial (Porta-a-porta); Além disso, 50 novos abrigos metálicos de ônibus foram instalados.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também