No primeiro semestre do ano, o Procon realizou 28.556 atendimentos pelo Disque Procon 151, um percentual 60% maior que no mesmo período do ano passado, quando teve 17.841 registros. O número elevado se deve à retomada da economia e também à implantação da nova central de telefonia digital, com ampliação de linhas e ramais de atendimento, além do contact center. O investimento na nova central foi de 128 mil e substituiu a central analógica de 20 anos.
Segundo Elisabeth Ribeiro, superintendente do Procon, nesse ano, o Órgão teve um grande avanço tecnológico na central telefônica que, por limitação técnica, deixava o consumidor aguardando muito tempo até receber o atendimento. “Já conseguimos perceber que praticamente todos os consumidores estão sendo atendidos por meio do tridígito, com mais eficácia, rapidez e personalização”. Pelo Disque Procon 151, é possível obter orientações e esclarecimentos sobre os direitos do consumidor, status de reclamação aberta, fazer denúncias e agendar atendimento presencial. Ao ligar, o consumidor tem a opção de selecionar o menu de acordo com o setor o qual deseja-se o atendimento.
Com a solução de comunicação integrada, é possível saber a quantidade de ligações recebidas, quantos consumidores estão na fila de atendimento, informar o cidadão sobre sua posição na fila, mensagem de horário de atendimento, callback de ligações e ainda implementação de relatórios gerenciais.
Procedimentos abertos
O número de procedimentos realizados, seja pela plataforma Faleprocon ou presencialmente (sede e veículo itinerante), também é bem superior ao registrado em 2021. Foram 8.269 registros de janeiro a junho de 2022, enquanto em 2021 foram 6.064, aumento de 36%. A unidade está entre os cinco Procons mais atuantes do estado.
O Procon tem a função de defender os direitos do consumidor, através de processos administrativos. O Procon atua em relações de consumo realizando atendimentos diários, além de consultas via e-mail, telefone, acompanhamentos de processos e fiscalizações em cumprimento à legislação. Para registrar sua reclamação, está disponível o faleprocon.uberlandia.mg.gov.br e o atendimento presencial, na avenida Benjamin Magalhães, 3, Tibery, além do Disque Procon 151 (segunda a sexta, das 9h às 17h), disponível para agendamentos, consultas e orientações. O consumidor tem ainda o Zap da Prefeitura: (34)99774-0616.