Notícias

Uberlândia recebe visita técnica da CPRM sobre remineralizadores de solos

Órgão é parceiro da Prefeitura nos estudos sobre o mapeamento e uso de pó de rochas ricas em minerais
6 de setembro de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Danilo Henriques/Secretaria de Governo e Comunicação- PMU

A Prefeitura de Uberlândia segue avançando nos estudos sobre uso de rochas como remineralizadores de solos e na consolidação da cidade como Polo Agromineral Verde. Durante esta semana, a geóloga Magda Bergmann está em visita técnica à cidade. A especialista foi enviada pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM- Serviço Geológico do Brasil) para comprovar ocorrências e coletar amostras de micaxisto no município. O micaxisto, é uma rocha silicática que, assim como o basalto, tem potencial para devolver ao solo nutrientes importantes ao desenvolvimento das plantas.

Acompanhada da equipe da Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação (SMAEI), a geóloga esteve, nesta terça-feira (6), em áreas onde foram mapeadas previamente ocorrências de micaxisto. O trabalho contou com o apoio da Companhia de Promoção Agrícola – Campo, empresa parceira do Município na realização de ações no segmento, além do geólogo contratado pela Campo, Yuri André de Campos Traversi.

Uberlândia recebe visita técnica da CPRM sobre remineralizadores de solos 1
Danilo Henriques/Secretaria de Governo e Comunicação- PMU

O resultado da visita técnica desta terça-feira (6) foi apresentado pela pesquisadora e por membros da Campo em reunião com o prefeito Odelmo Leão. “Foi a primeira incursão em busca desta rocha. Tivemos a confirmação da presença dela no perímetro de Uberlândia. Estamos fazendo o georreferenciamento dos locais onde já encontramos o micaxisto e o próximo passo é encaminhar as amostras que coletamos para o laboratório, para avaliarmos a composição química e os  minerais existentes nelas. Após isso, vamos saber o potencial como remineralizador dessas rochas. Em um primeiro momento, acreditamos que ela terá entre 3 a 4% de óxido de potássio (K2O), um índice muito bom”, relatou a geóloga Magda Bergmann.

Para o prefeito Odelmo Leão, o resultado apresentado pela pesquisadora é promissor. “Essas outras rochas como o micaxisto vêm a somar ao basalto e podem, inclusive, ampliar a oferta de fontes de remineralizadores ou comporem um blend. Poder fazer esse mapeamento, saber onde elas estão e o potencial de extração é um passo importante para darmos andamento e avançarmos com o nosso Polo Agromineral Verde”.

A partir dessa visita, a CPRM e a Campo irão elaborar um relatório técnico com o perfil geológico de cada área, caracterização e potencial de uso do micaxisto como remineralizador de solo. A pesquisadora fica em Uberlândia até quinta feira (8).

Uberlândia recebe visita técnica da CPRM sobre remineralizadores de solos 2
Danilo Henriques/Secretaria de Governo e Comunicação- PMU

A revolução que vem das rochas

Desde 2019, a Prefeitura de Uberlândia incorporou como política pública o estudo e a disseminação do uso de pó de rocha para recuperação do solo. Rico em minerais portadores de nutrientes e condicionadores de solos, esse material é capaz de auxiliar na recuperação dos solos de forma mais natural possível e com viabilidade econômica, que é o grande desafio de todo produtor. 

Em um primeiro momento, o foco se voltou para o basalto, mineral abundante em Uberlândia e com altas concentrações de cálcio, magnésioe silício. Com o lançamento do marco fundamental do Polo Agromineral Verde, em dezembro do ano passado, as pesquisas se expandiram para outros tipos de rocha também presentes na região, como é o caso do micaxisto.

Paralelamente a esse trabalho, a Prefeitura também faz testes, com apoio de parceiros, para aplicação dos remineralizadores em lavouras de diversos portes e localidades diferentes. Além disso, busca ampliar a logística da região e incentivar a adesão de mineradoras e produtores rurais ao projeto.

Em julho deste ano, por exemplo, após gestão da Prefeitura de Uberlândia, o governo federal incluiu os remineralizadores de solo no Plano Safra 2022/2023, o que estendeu para essa finalidade a obtenção de linha de crédito dentro do programa de apoio à agropecuária nacional. O Município ainda tem apoiado as mineradoras na regulamentação para produção e comercialização do pó de rocha junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também