Notícias

Prefeitura de Uberlândia desempenha ações em prol da causa animal

Iniciativas da administração municipal mostram compromisso com a saúde e qualidade de vida dos animais
22 de setembro de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Foto: Secretaria de Governo e Comunicação/PMU

Sempre atenta à causa e ao bem-estar animal, a Prefeitura de Uberlândia segue desenvolvendo ações em benefício da fauna no município. Ao longo dos últimos meses, tiveram início os serviços de castrações e microchipagens de cães e gatos por clínicas credenciadas junto à Prefeitura; o projeto do Castramóvel itinerante está sendo reformulado para atender os pets dos distritos rurais; foram criados o Conselho e o Fundo Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal para fomento de políticas públicas aos animais; realizadas as campanhas de vacinação antirrábica nas áreas urbana e rural; dentre outros.

“Tudo aquilo que fazemos em termos de saúde pública tem sempre um cuidado e carinho especial. Essas ações servem para ratificar o nosso compromisso com a causa animal. Entendemos a importância de ofertar melhores condições para que a expectativa de vida deles aumente. É uma questão de responsabilidade com nossos animais, seus tutores e o povo de Uberlândia”, contou o prefeito Odelmo Leão.   

Os projetos em andamento em prol dos animais no município têm a tutela das Secretarias Municipais de Saúde e de Meio Ambiente e Serviços Urbanos. Em muitos casos, essa responsabilidade é partilhada e supervisionada a partir de vínculos firmados com clínicas veterinárias, Organizações Não-Governamentais (ONGs), associações e protetores de animais.

Castrações e microchipagens

No último mês de agosto, a Prefeitura deu início às castrações e microchipagens de cães e gatos, por meio das clínicas credenciadas Pet House e do instituto SOS Pet. O objetivo do convênio é atender cerca de 5.500 animais com intervenções cirúrgicas na promoção do controle populacional e acompanhamento e identificação, de modo a evitar o abandono de cães e gatos.

Prefeitura de Uberlândia desempenha ações em prol da causa animal 1
Foto: Secretaria de Governo e Comunicação/PMU

Iniciado, mais precisamente, no dia de 22 de agosto, o projeto já contemplou 920 animais até esta última segunda-feira (19). Em 2022, somando os procedimentos feitos pelas duas clínicas, bem como pelo Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), parceiro antigo da Prefeitura, foram feitas 2.163 castrações.

Castramóvel

Entre os serviços oferecidos pela Prefeitura de Uberlândia também está o projeto do Castramóvel, que antes tinha ponto de atendimento fixo no Camaru, e agora está em fase de reformulação para atender com qualidade e maior abrangência cães e gatos dos distritos, conforme determinação do prefeito Odelmo Leão.

A estrutura do Castramóvel é dotada de isolamento térmico e acústico, sistemas de climatização, de segurança e combate a incêndio, além de sistema hidráulico com dois reservatórios de água. O ambiente é dividido entre salas de pré e pós-operatório, centro cirúrgico, banheiro e depósito para dejetos.

Prefeitura de Uberlândia desempenha ações em prol da causa animal 2
Foto: Secretaria de Governo e Comunicação/PMU

Conselho e Fundo Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal

No último dia 8 de setembro, o prefeito Odelmo Leão sancionou a lei de criação do Conselho Municipal de Proteção e Bem-estar Animal (CMPBEA) e do Fundo Municipal de Proteção e Bem-estar Animal (FMPBEA). A iniciativa se tornou um marco para Uberlândia, em vista dos esforços para a formulação e atualização das políticas públicas em favor dos animais. Os novos projetos buscam, ainda, articular e integrar os órgãos e entidades governamentais e não governamentais, com atuação vinculada à causa animal.

Distribuição de vacinas

Recentemente, a Prefeitura de Uberlândia intermediou a entrega de 1.500 doses da vacina múltipla V8 para os protetores e Ongs do município. A ação representou um impacto positivo para os cães, por exemplo, contribuindo com a prevenção de doenças de alto risco para os animais.

Vacinação antirrábica

Outra ação fundamental em benefício da saúde dos animais no município é a realização das campanhas de vacinação antirrábica pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que acontecem tanto na zona urbana, quanto na rural.

Prefeitura de Uberlândia desempenha ações em prol da causa animal 3
Foto: Secretaria de Governo e Comunicação/PMU

A 38ª campanha, já finalizada na zona rural, segue acontecendo, até o próximo sábado (24), na área urbana. Os tutores podem levar seus pets a um dos postos fixos ou itinerantes para efetivar a proteção contra a raiva, doença que é fatal.

Prevenção

O CCZ também atua na prevenção da leishmaniose. As equipes do laboratório de Entomologia realizam permanentemente na cidade a verificação da presença de animais infectados pela leishmaniose visceral (doença parasitária), principalmente em bairros onde há a presença do vetor responsável por transmitir a enfermidade. Rotineiramente, as equipes visitam os bairros que têm a presença do vetor.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também