Notícias

Unidades municipais de saúde iniciam programação do Outubro Rosa

Exames de Papanicolau, solicitações de mamografia e outros cuidados com a saúde da mulher são intensificados neste mês
7 de outubro de 2022
Fotos: Danilo Henriques/Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

O mês de outubro começou com atenção intensificada às mulheres nas unidades municipais de saúde devido ao Outubro Rosa. Várias atividades foram elaboradas pela Secretaria Municipal de Saúde para fortalecer as recomendações do rastreamento e diagnóstico precoce dos cânceres de mama e colo do útero, bem como romper os tabus sobre as doenças. Dentre as ações, estão a busca ativa para o agendamento de exames de mamografia, intensificação da coleta de exames citopatológicos (Papanicolau) e palestras de conscientização nas salas de espera das unidades.

Seguindo a recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), a Secretaria Municipal de Saúde oferta a mamografia de rastreamento às mulheres com idade entre 40 e 69 anos. Com a oferta de exames na rede pública, e nos prestadores de serviço, a média de exames realizados por mês é 2.300, zerando a fila para realização do procedimento.

Além do trabalho de conscientização e prevenção do câncer de mama, a Prefeitura de Uberlândia aproveita o momento de mobilização para desenvolver outras ações focadas na saúde da mulher, como os cuidados para evitar também o câncer de colo de útero.

Todas as unidades de saúde realizarão durante o mês de outubro a intensificação da coleta de citologia (exame Papanicolau), divulgação das ações nos grupos de WhatsApp da unidade e a busca ativa para marcação de consultas de rotina daquelas mulheres que ainda não compareceram na unidade neste ano.  Segundo a coordenadora da Atenção Primária, Karina Kelly de Oliveira, o trabalho de prevenção ocorre durante todo o ano e é intensificado em outubro.

“Em outubro, aproveitamos a mobilização nacional para reforçar com todos, inclusive com os profissionais, sobre a importância do diagnóstico precoce. Esses dois procedimentos são muito importantes para todas as mulheres para prevenção de câncer de mama e de colo uterino. Se tivermos o diagnóstico precoce, o tratamento tem maiores chances de sucesso, por isso peço a todas as mulheres que comparecerem às unidades”, observou.

Unidades municipais de saúde iniciam programação do Outubro Rosa 1
Fotos: Danilo Henriques/Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

Além das ações de prevenção nas unidades, o Mamógrafo Móvel também entra na mobilização. Serão agendados 20 exames por dia, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30. O equipamento está funcionando na área externa da Unidade de Atendimento Integrado (UAI) São Jorge.

 Confira aqui o endereço, telefone e horário de funcionamento das unidades de saúde da rede municipal. 

Veja Também