Notícias

Trabalho de limpeza é feito em vias de Uberlândia após fortes chuvas

Força-tarefa da Prefeitura de Uberlândia atuou em diversos pontos desde o início das chuvas
15 de novembro de 2022

Após as chuvas de ontem (14), a Prefeitura de Uberlândia deu início nesta manhã ao trabalho de limpeza das vias públicas. Logo às 6h30 homens e veículos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (SMMASU) já estavam empenhados na limpeza dos locais mais atingidos. Na oportunidade, fizeram a limpeza de algumas bocas de lobos, dos locais onde houve alagamentos e recolhimento de galhadas de árvores.

Um dos pontos em que os profissionais atuaram foi na avenida Anselmo Alves dos Santos com a BR-050. Os profissionais da SMMASU atuaram na desobstrução de bocas de lobo para reestabelecer o fluxo de veículos no local.  

Mesmo antes das chuvas, a força-tarefa esteve atuante. Conforme estabelecido no Plano de Emergência Pluviométrica, a Defesa Civil emitiu alerta de que o município estava e ainda está em alerta amarelo. Tal procedimento tem como objetivo manter todos cientes em não transitar por locais de risco. Durante as chuvas, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) esteve mobilizada para auxiliar nas interdições. Além disso, todas as demais Secretarias seguem de plantão para dar o suporte necessário nas ocorrências. 

Ainda há previsão de chuvas para as próximas horas e Defesa Civil alerta sobre as normas de segurança durante período chuvoso, evitando transitar por pontos de alagamento, sempre procurando um local seguro para se abrigar. O Órgão, ainda, permanece monitorando as regiões em auxílio na segurança e colaborando no levantamento dos reparos necessários provocados pela chuva.

Em qualquer situação emergencial, a comunidade deve ligar imediatamente para a Defesa Civil no 199, bem como o Corpo de Bombeiros no 193 e a Polícia Militar no 190. 

Os principais pontos de alagamento e enxurradas foram: bairro Élisson Prieto (Glória); no entorno do Parque de Exposições Camaru, no bairro Pampulha; na BR 497 (Av. K); trecho no bairro Planalto; saída para o Prata; na avenida João Naves de Ávila, entre o terminal Santa Luzia e UAI Pampulha. 

Confira o registro das precipitações em Uberlândia de ontem (14) até as 10h desta terça (15)

Estação INMET Campus Santa Mônica UFU

Precipitação: 53,8 mm 

Setor Leste

Estação Park Sabiá

Precipitação: 64.2 mm 

Setor Leste

Estação Jardim Patrícia

Precipitação: 36.0 mm 

Setor Oeste

Estação São Jorge

Precipitação: 66,6 mm

Setor Sul

Estação Pampulha

Precipitação: 82.0 mm

Setor Sul

Estação Centro

Precipitação: 36,0 mm

Setor Centro

Estação Industrial

Precipitação: 29,8 mm

Setor Norte

Fonte: INMET, Hobolink UFU, CEMADEN

Veja Também